PSD questiona ministra da Agricultura sobre consequências agroalimentares da guerra na Ucrânia

  • Lusa
  • 9 Março 2022

"Uma vez que a Ucrânia e Rússia são responsáveis por 30% do fornecimento de trigo ao mundo", o PSD prevê uma "escassez generalizada dos cereais".

O PSD questionou esta quarta-feira a ministra da Agricultura sobre as consequências agroalimentares da ofensiva militar da Rússia na Ucrânia, perguntando que medidas estão a ser tomadas a nível europeu e nacional.

No requerimento entregue na Assembleia da República, os deputados sociais-democratas antecipam efeitos nas trocas comerciais com aqueles dois países e a União Europeia em vários produtos agroalimentares, “seja na escassez de produtos importados seja ao nível das exportações para aquela região”.

No caso dos cereais, uma vez que a Ucrânia e Rússia são responsáveis por 30% do fornecimento de trigo ao mundo, e tendo ambos os países ainda cereais da campanha passada por embarcar, prevê-se uma escassez generalizada dos cereais”, afirmam, alertando para uma crescente pressão nos preços mundiais.

Por outro lado, refere o PSD, “ficam sem destino vários produtos agroalimentares e florestais nacionais tradicionalmente exportados para o mercado russo”.

Quais as previsíveis consequências no mercado europeu e nacional ao nível do abastecimento de cereais, oleaginosas e fatores de produção do atual conflito Rússia-Ucrânia?”, questiona o PSD, na pergunta dirigida à ministra Maria do Céu Antunes.

Os sociais-democratas querem também saber que medidas estão a ser estudadas a nível europeu e nacional para “garantir o abastecimento de fatores de produção às empresas europeias e de alguns tipos de alimentos aos consumidores europeus”.

“Que medidas estão a ser equacionadas para as empresas nacionais exportadoras de produtos agroalimentares para o mercado russo ou ucraniano?”, perguntam ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD questiona ministra da Agricultura sobre consequências agroalimentares da guerra na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião