Juros da dívida e euro disparam após BCE anunciar fim das compras no terceiro trimestre
Banco central anunciou fim das compras de ativos no terceiro trimestre, numa decisão que apanhou o mercado de surpresa. Juros da dívida e euro aceleram.
Os juros da dívida da Zona Euro e o euro dispararam assim que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que prevê terminar o programa de compras de ativos no terceiro trimestre, numa decisão que apanhou o mercado de surpresa.
A yield das Obrigações do Tesouro de Portugal a dez anos deu um salto de 14,6 pontos base para 1,133%, reagindo imediatamente à decisão anunciada pelo banco central às 12h45.
Também os juros espanhóis e italianos estão em forte alta: mais 12 pontos base no caso de Espanha para 1,257% e mais 22,6 pontos base no caso de Itália para 1,898%.
Já os títulos alemães a dez anos – a referência em toda a região – viram os juros agravados em oito pontos base para 0,276%. A taxa a dois anos alemã, mais sensível às expectativas sobre as subidas dos juros, acelerou 17 pontos base para -0,36%, enquanto a taxa a cinco anos regressou a valores positivos pela primeira vez este mês.
Com a taxa de inflação a acelerar para 5,8% em fevereiro na Zona Euro, o BCE decidiu esta quinta-feira acelerar a redução do programa de compra de ativos (estímulos monetários), apontando o seu fim para o terceiro trimestre, abrindo caminho para começar a subir os juros no quarto trimestre.
O euro também recuperou significativamente depois do anúncio do BCE, com a moeda única a avançar 0,2% para 1,1099 dólares. Estava a perder 0,3% antes da decisão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros da dívida e euro disparam após BCE anunciar fim das compras no terceiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}