Juros da dívida e euro disparam após BCE anunciar fim das compras no terceiro trimestre

Banco central anunciou fim das compras de ativos no terceiro trimestre, numa decisão que apanhou o mercado de surpresa. Juros da dívida e euro aceleram.

Os juros da dívida da Zona Euro e o euro dispararam assim que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que prevê terminar o programa de compras de ativos no terceiro trimestre, numa decisão que apanhou o mercado de surpresa.

A yield das Obrigações do Tesouro de Portugal a dez anos deu um salto de 14,6 pontos base para 1,133%, reagindo imediatamente à decisão anunciada pelo banco central às 12h45.

Também os juros espanhóis e italianos estão em forte alta: mais 12 pontos base no caso de Espanha para 1,257% e mais 22,6 pontos base no caso de Itália para 1,898%.

Já os títulos alemães a dez anos – a referência em toda a região – viram os juros agravados em oito pontos base para 0,276%. A taxa a dois anos alemã, mais sensível às expectativas sobre as subidas dos juros, acelerou 17 pontos base para -0,36%, enquanto a taxa a cinco anos regressou a valores positivos pela primeira vez este mês.

Com a taxa de inflação a acelerar para 5,8% em fevereiro na Zona Euro, o BCE decidiu esta quinta-feira acelerar a redução do programa de compra de ativos (estímulos monetários), apontando o seu fim para o terceiro trimestre, abrindo caminho para começar a subir os juros no quarto trimestre.

O euro também recuperou significativamente depois do anúncio do BCE, com a moeda única a avançar 0,2% para 1,1099 dólares. Estava a perder 0,3% antes da decisão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida e euro disparam após BCE anunciar fim das compras no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião