Durão Barroso defende eurobonds para financiar investimentos da UE na defesa e energia

  • ECO
  • 14 Março 2022

O ex-presidente da Comissão Europeia defende a mutualização da dívida na União Europeia para financiar os custos adicionais de energia e também o esforço adicional que será feito na defesa.

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considera que a União Europeia deve voltar a emitir dívida comum, tal como fez durante a pandemia, para financiar os custos adicionais que terá com a energia, no processo de se tornar independente em termos energéticos da Rússia, e com a defesa, por causa da ameaça da guerra na Ucrânia. “É muito importante que os países europeus respondam a isto de forma coerente e unificada. Senão, podemos ter um risco“, defende esta segunda-feira Durão Barroso em entrevista ao Público (acesso condicionado) e à Rádio Renascença.

Compreendendo que o Banco Central Europeu (BCE) tem de normalizar a política monetária por causa da aceleração da taxa de inflação, o ex-primeiro-ministro considera que deve ser a política orçamental a lutar contra a hipótese de uma recessão na economia europeia, uma hipótese que não é afastada por Durão Barroso. “É muito possível que a Europa venha a ter um cenário de estagflação, ou seja, recessão económica com inflação que poderá atingir 8% ou mais este ano na Europa“, afirma, admitindo que “é o pior cenário que pode existir”.

Na mesma entrevista, o ex-presidente da Comissão Europeia admite que houve “complacência” e “cumplicidade” com Vladimir Putin, ataca o ex-chanceler alemão Shröder por trabalhar para a Gazprom (empresa estatal russa de energia) e elogia as sanções “robustas”, apesar de antecipar que não resolvem nada por si só. O desfecho deste conflito só acontecerá se Putin conseguir anexar parte da Ucrânia, prevê, referindo que nesse momento o Kremlin estará disposto a negociar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Durão Barroso defende eurobonds para financiar investimentos da UE na defesa e energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião