Preço grossista da luz vai subir 5,6% para 263,65 euros por MWh

Na quarta-feira, o preço da eletricidade no mercado grossista vai atingir uma média de 263,65 euros por MWh, isto é, um aumento de 5,6% face ao registado esta quarta-feira.

O preço da eletricidade no mercado grossista vai subir na quarta-feira atingindo uma média de 263,65 euros por megawatt-hora (MWh) em Portugal, o que representa um aumento de 5,6% face à média de 249,66 euros por MWh registada esta terça-feira.

O valor vai oscilar significativamente durante o dia. Na quarta-feira, o mínimo será de 191,54 euros por MWh e o máximo de 306,70 euros por MWh, de acordo com os dados provisórios da Omie, o operador do mercado ibérico, publicados esta manhã. O preço deverá ser o mesmo para Espanha.

Nos últimos dias, o preço da eletricidade no mercado grossista tem sofrido uma alta volatilidade, com os preços a oscilarem entre ganhos e recuos, numa altura em que os mercados aguardam por uma nova ronda de negociações entre a Rússia e a Ucrânia, dado que qualquer progresso nas negociações para um possível cessar-fogo daria ao mercado um alívio. No entanto, importa sublinhar que os preços da eletricidade estão a afastar-se dos recordes alcançados, quando tocou nos 542,78 euros por MWh no dia 8 de março.

Esta subida ligeira é seguida pelo desempenho dos futuros de referência Dutch TTF Gas para entrega em abril. Esta terça-feira, a cotação do gás natural avança 3,91% para 119 euros por MWh, longe do recorde de 345 euros atingido há uma semana, quando os preços registaram uma subida inédita intradiária de 75%.

Em contrapartida, verifica-se um recuo dos preços de petróleo nos mercados internacionais. Esta manhã, o barril de Brent, referência para as importações nacionais, recuava mais de 7% em Londres, transacionando abaixo dos 100 dólares, enquanto o WTI situava-se abaixo dos 95 dólares.

Os preços da energia têm aumentado significativamente, com a invasão da Rússia à Ucrânia a agravar os constrangimentos já sentidos no mercado devido à pandemia. Além disso, os investidores temem que a Rússia use o gás natural como arma de pressão à Europa. A União Europeia estar a planear cortar as importações da Rússia em dois terços já este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da luz vai subir 5,6% para 263,65 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião