Ana Figueiredo é a nova CEO da dona do Meo. Alexandre Fonseca segue para co-CEO global da Altice
Mudanças na liderança da operadora ocorrem em abril. Restante comissão executiva da dona do Meo mantém-se em funções. Nova CEO liderava operação na República Dominicana.
É oficial. Ana Figueiredo é a nova CEO da Altice Portugal, substituindo no cargo Alexandre Fonseca, que se mantém como chairman da dona do Meo e transita para funções globais: é co-CEO e responsável pelas operações do grupo, nomeadamente na Altice Europe, anunciou a operadora, confirmando a informação avançada pelo ECO.
“Esta aposta por parte dos fundadores do Grupo Altice, Patrick Drahi e Armando Pereira, pretende dar continuidade à dinâmica, prestígio e liderança já consolidadas na operação portuguesa, bem como robustecer esta mesma estratégia nas restantes geografias mundiais onde o grupo opera”, justifica a Altice em comunicado.
Alexandre Fonseca, até aqui CEO da Altice Portugal, vai ocupar a partir de 2 de abril um novo cargo na estrutura do grupo, onde coordenará as operações de diferentes países, assumindo as funções de Co-CEO e responsável pelas Operações do Grupo, nomeadamente na Altice Europe.
Esta nova estrutura de gestão, contará, para além de Alexandre Fonseca, com Malo Corbin como Co-CEO responsável pelas Finanças e M&A e ainda com David Drahi como Co-CEO e responsável pelo Desenvolvimento e Tecnologia, informa a operadora em comunicado.
Em Portugal, será Ana Figueiredo a assumir a liderança executiva da operadora. O quadro superior da Altice exercia até aqui como CEO na Altice Dominicana (operações da Altice na Republica Dominicana). É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com um MBA pela Universidade Católica e Nova Business School (Lisbon MBA) e é quadro do grupo Altice e da ex-Portugal Telecom há mais de 18 anos.
Os restantes elementos da Comissão Executiva da Altice Portugal mantêm-se em exercício de funções, informa a operadora: Alexandre Matos, João Teixeira, João Zúquete da Silva, João Epifânio, Nuno Nunes e Alexander Freese.
“Com estas decisões os fundadores da Altice pretendem demonstrar a sua total confiança e aposta nos quadros superiores do Grupo, reiterando, ainda, que a operação em Portugal é estratégica para este grupo que hoje já opera também em França, Israel, República Dominicana, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos da América e mais de 60 países, com quase 100 milhões de clientes, mais de 100.000 funcionários e cerca de 60B USD de receita”, destaca a companhia.
Quem é a nova CEO da dona do Meo
Na PT (agora Altice) desde 2003, Ana Figueiredo é licenciada em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e possui um MBA pela Universidade Católica e Nova Business School (Lisbon MBA). Desde 2018 está como CEO na Altice Dominicana, a primeira mulher a presidir a um operador de telecomunicações no país.
“Foi responsável pela reestruturação estratégica e operacional da empresa que conduziu ao acentuado crescimento e consolidação da Altice no mercado da República Dominicana”, destaca a Altice. Neste mercado presidiu ainda à Associação de Empresas de Investimento Estrangeiro.
Entre 2016 e 2018, foi designada como Chief Audit Executive do Grupo Altice na Suíça, supervisionando as operações em França, Estados Unidos, Israel, Portugal e República Dominicana.
Ana Figueiredo iniciou a sua carreira na auditoria da Galp e, posteriormente, passou pela auditoria e consultoria financeira na EY. Conta com cerca de 20 anos de experiência profissional nas telecomunicações, desde que integrou a dona do Meo, empresa onde desempenhou funções nas áreas de auditoria, consultoria operacional e transformação organizacional, tendo liderado equipas e projetos em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Marrocos, Namíbia, São Tome e Príncipe, Moçambique, Quénia e Timor Leste.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ana Figueiredo é a nova CEO da dona do Meo. Alexandre Fonseca segue para co-CEO global da Altice
{{ noCommentsLabel }}