Governo afasta descida do IVA da luz por agora

  • ECO
  • 21 Março 2022

Para o Executivo, a subida de preços que está prevista para a eletricidade não justificará para já avançar com uma redução do IVA.

Para fazer face ao aumento de preços, vários países avançaram já com uma redução do IVA da eletricidade, algo a que a Comissão Europeia deu abertura. No entanto, o Governo português não terá essa medida em vista, pelo menos por agora, de acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago).

Para o Executivo, a subida de preços que está prevista para a eletricidade não justificará para já avançar com uma redução do IVA, segundo indicou fonte governamental ao jornal. O Governo prefere apostar na descida do IVA sobre os combustíveis, uma medida que tem de ter a aprovação a nível europeu, devido às diretivas que regem o imposto.

Desta forma, o Executivo irá avaliando a situação, sendo de recordar que o país tem já em vigor taxas reduzidas consoante os consumos, algo que foi também lembrado pelo primeiro-ministro como exemplo da abertura que Bruxelas já mostrou a uma alteração dos valores do IVA. A questão dos impostos sobre a energia será discutida na próxima reunião do Conselho Europeu, nos dias 24 e 25 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo afasta descida do IVA da luz por agora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião