Guimarães é a cidade com a maior de autocarros elétricos do país

Ao todo são 26 unidades movidas a energia limpa e 16 carregadores elétricos, num investimento global de 12,5 milhões de euros.

Guimarães será a partir de agora a cidade com a maior frota de autocarros elétricos do país. Até ao fim do mês de março, a Guimabus, concessionária dos transportes públicos no concelho de Guimarães, vai colocar ao serviço mais quatro veículos totalmente elétricos, elevando a sua frota para 26 unidades movidas a energia limpa.

Trata-se de miniautocarros com capacidade para 22 lugares (11 pessoas sentadas e 11 em pé), e com uma autonomia energética para 120 quilómetros, que irão circular nas linhas urbanas da cidade.

Ficará assim concluído um investimento global de 12,5 milhões de euros, que inclui também 16 carregadores elétricos e a implementação das infraestruturas elétricas para o seu funcionamento.

“Este investimento resulta de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), da União Europeia, que aprovou um incentivo de 8 milhões de euros, cabendo à empresa a comparticipação de 4,5 milhões de euros”, disse a Guimabus em comunicado.

A concessão de transportes públicos de Guimarães contabiliza 84 autocarros, 31% dos quais são movidos a energia elétrica, o que constitui a maior frota de autocarros elétricos do país.

Com a sua frota elétrica, a Guimabus alcançará uma economia energética na ordem das 460 toneladas de petróleo por ano, o que representará uma redução do consumo de energia primária na ordem dos 79%, face a um cenário convencional a diesel.

Por outro lado, conseguirá uma redução das em emissões de CO2 para a atmosfera, na ordem das 1.805,58 toneladas por ano, o que representará uma redução de 100% face ao gasóleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guimarães é a cidade com a maior de autocarros elétricos do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião