PIB per capita em Portugal é 7º mais baixo da UE

O PIB per capita em Portugal situou-se em 74% da média da União Europeia no ano passado. É o sétimo mais baixo.

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita em Portugal, expresso em paridades de poder de compra (PPC), foi o sétimo mais baixo da União Europeia (UE) em 2021. Portugal está 26% abaixo da média comunitária, de acordo com os dados revelados pelo Eurostat esta quarta-feira.

Portugal registou um PIB per capita, em PPC, de 74% da média da União Europeia no ano passado, sendo o sétimo país com o índice mais baixo. Situa-se assim 26% abaixo da média dos Estados-membros. Este número é inferior ao que se tinha registado em 2020, de 76,4%.

Olhando para o cenário geral, o PIB per capita tem uma grande disparidade entre os Estados-membros, tendo variado entre 55% da média da UE na Bulgária e 277% no Luxemburgo.

Luxemburgo e Irlanda registaram os maiores níveis de PIB per capita no ano passado, de 177% e 121% acima da média da UE. Seguiu-se a Dinamarca (33% acima), Holanda (32% acima), Suécia (23% acima) e Bélgica (22% acima).

Por outro lado, no fundo da tabela encontra-se a Croácia (30% abaixo da média da UE), Eslováquia (32% abaixo), Grécia (35% abaixo) e Bulgária (45% abaixo), países com o menor PIB per capita. Para além destes, apenas a Letónia e a Roménia registaram um PIB per capita mais reduzido que Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB per capita em Portugal é 7º mais baixo da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião