Qual é a escola que deu mais ministros ao novo Governo de Costa?

ISCTE e ISEG são as universidades por onde passaram mais ministros do próximo Governo. Quanto à área de formação, Economia e Direito dominam.

De que universidades vêm os nossos ministros? António Costa já anunciou o próximo elenco ministerial, e o local onde estudaram mais ministros foi o ISCTE, seguido pelo ISEG e pelas faculdades de Direito das Universidades de Lisboa e Coimbra. Quanto aos cursos escolhidos, predomina a Economia e o Direito.

O próximo Governo será composto por 17 ministros, cinco dos quais já estudaram no ISCTE. Três — Mariana Vieira da Silva (Presidência), Helena Carreiras (Defesa) e Pedro Adão e Silva (Cultura) — tiraram a licenciatura em sociologia, enquanto Ana Catarina Mendes (Assuntos Parlamentares) concluiu a parte curricular do mestrado em Novas Fronteiras do Direito e Duarte Cordeiro (Ambiente) é pós-graduado em Direção Empresarial.

Já o ISEG formou Pedro Nuno Santos (Infraestruturas e Habitação) e Duarte Cordeiro em Economia, sendo também o local escolhido por Fernando Medina (Finanças) para um mestrado em Sociologia Económica.

Direito é também um dos temas predominantes entre os ministros, sendo que duas passaram pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa: Ana Mendes Godinho (Trabalho e Segurança Social) e Ana Catarina Mendes (Assuntos Parlamentares). A este grupo junta-se também o primeiro-ministro, António Costa, que lá se licenciou em Ciências Jurídico-Políticas.

Seguem-se duas instituições de Coimbra, por onde passaram futuros ministros. Na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra estudaram Catarina Sarmento e Castro (Justiça) e Marta Temido, que apesar de ter um currículo mais focado na Saúde começou a sua formação em Direito, nesta instituição.

Já a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra recebeu Ana Abrunhosa (Coesão Territorial), que se formou em Economia, e também Marta Temido, que fez lá o mestrado em Gestão e Economia da Saúde.

É de notar ainda que alguns futuros ministros escolheram também instituições internacionais. João Cravinho, que vai transitar da Defesa para os Negócios Estrangeiros, é doutorado em Ciência Política, pela Universidade de Oxford, e com mestrado e licenciatura pela London School of Economics, segundo a nota curricular disponibilizada pelo Governo.

Já Helena Carreiras e Pedro Adão e Silva andaram ambos no Instituto Universitário Europeu em Florença, para se doutorar em Ciências Sociais e Políticas. E António Costa Silva (Economia e Mar) é mestre em Engenharia de Petróleos pelo Imperial College (Universidade de Londres), doutor em Engenharia de Reservatórios Petrolíferos pelo Instituto Superior Técnico e pelo Imperial College.

Olhando para as áreas de formação na licenciatura, Direito encontra-se no topo, com quatro ministros (mais o primeiro-ministro) a optar por este tópico. Segue-se Economia, que foi a escolha também de quatro ministros, e finalmente Sociologia, tema no qual três governantes se formaram.

Para além dos 17 ministros, o Governo de António Costa contará ainda com 38 secretários de Estado, cujos nomes não são ainda conhecidos. A lista completa deve ser divulgada nos próximos dias, sendo que o Presidente da República apontou o dia 30 de março para a tomada de posse do novo Executivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual é a escola que deu mais ministros ao novo Governo de Costa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião