Governo prolonga apoio de 20 euros do Autovoucher em abril

Depois de ser reforçado de cinco para 20 euros, o Autovoucher vai também ser prolongado. Foram contabilizadas mais de 2,5 milhões de adesões ao Autovoucher, num total de 30 milhões de reembolsos.

O Governo decidiu prolongar o apoio de 20 euros do Autovoucher em abril, mecanismo que já tinha sido reforçado neste mês de março para fazer face ao aumento dos preços dos combustíveis, apurou o ECO. Uma informação confirmada entretanto pelo ministro das Finanças, em conferência de imprensa. Originalmente, estava previsto que a medida acabaria no final deste mês.

No início de março, o Governo decidiu aumentar o desconto nos combustíveis que é dado através do Autovoucher de cinco para 20 euros. Este subsídio foi criado em 2021 para vigorar entre os meses de novembro de 2021 e março de 2022. Inicialmente, consistia num valor equivalente a dez cêntimos por litro até ao máximo de 50 litros por mês (ou seja, cinco euros por mês), tendo depois aumentado para os atuais 20 euros (40 cêntimos por litro).

O Governo pretende, assim, “manter por mais um mês o Autovoucher”, apesar de este ter caráter extraordinário, já que “os preços dos combustíveis se vão manter elevados”, explicou João Leão, em conferência de imprensa para reagir aos dados das contas públicas de 2021. O desconto “vai-se manter exatamente nos mesmos moldes que esteve em março”, acrescentou o ministro das Finanças.

Para beneficiar do Autovoucher é preciso estar registado na respetiva plataforma. Segundo os dados mais recentes do Governo, comunicados esta sexta-feira, foram já contabilizadas mais de 2,5 milhões de adesões ao Autovoucher, num total de cerca de 30 milhões de euros em reembolsos desde que o benefício de 5 euros mensais foi alargado para 20 euros.

Tal como o ECO avançou, os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar na próxima semana. A partir de segunda-feira, o gasóleo poderá estar 18 cêntimos mais caro e a gasolina nove cêntimos, segundo fonte do setor. Isto levou o Governo a decidir baixar o ISP em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo, não havendo qualquer mexida na gasolina. O gasóleo fica, assim, com um imposto de 4,7 cêntimos por litro e a gasolina de 3,7 cêntimos.

(Notícia atualizada às 18h14 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prolonga apoio de 20 euros do Autovoucher em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião