Califórnia propõe reembolso de 400 dólares por carro para compensar preço dos combustíveis

Governador da Califórnia propõe reembolso de 400 dólares por veículo, até máximo de dois por pessoa, face ao aumento dos combustíveis. Pacote de medidas inclui transportes públicos gratuitos.

Os condutores californianos vão ter direito a um reembolso no valor de 400 dólares por veículo, uma medida no valor de 9 mil milhões de dólares, segundo proposta avançada esta quarta-feira pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom.

A medida faz parte de um pacote de 11 mil milhões de dólares em apoios para compensar o aumento dos preços dos combustíveis. Deste pacote, 2 mil milhões serão usados para disponibilizar transportes públicos gratuitos durante três meses e 500 milhões para apoiar projetos de “transporte ativo, como caminhada e ciclismo”.

Adicionalmente, 1,75 mil milhões serão destinados ao investimento em veículos sem emissões de carbono, bem como para a construção de postos de abastecimento elétricos, pode ler-se em comunicado.

O reembolso fiscal será feito mediante um cartão de débito de 400 dólares a todos os proprietários de veículos registados, sendo que um cidadão pode receber até dois pagamentos referentes a veículos distintos, ou seja, 800 dólares. O critério para atribuição deste reembolso apenas terá em conta o registo de propriedade do veículo, pelo que qualquer cidadão da Califórnia, independentemente dos seus rendimentos, será elegível.

“Estamos a tomar medidas imediatas para colocar dinheiro diretamente nos bolsos dos californianos, que estão a enfrentar preços mais elevados dos combustíveis como resultado direto da invasão da Ucrânia por Putin”, disse Newsom.

“Este pacote também está focado em proteger as pessoas dos preços voláteis do combustível, e promover o transporte limpo”, acrescentou o governador em comunicado. Em média, um condutor da Califórnia gasta, aproximadamente, 300 dólares anuais em impostos sobre a gasolina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Califórnia propõe reembolso de 400 dólares por carro para compensar preço dos combustíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião