Preços do petróleo aliviam mais de 6% para 112 dólares o barril
Preço do Brent arrancou a semana a desvalorizar cerca de 6%, depois de ter subido mais de 10% na semana passada. Negoceia próximo dos 110 dólares.
Depois de uma semana em que disparou mais de 10% em Londres, resultando em mais uma subida histórica dos combustíveis em território nacional, o preço do barril de petróleo arranca o dia a desvalorizar mais de 6% para os 112 dólares.
Às 19h00 de Lisboa, o barril de Brent, cotado em Londres, que serve de referência às importações nacionais, estava a perder 6,66%, para 112,61 dólares, depois de ter encerrado a semana passada a cotar acima dos 120 dólares. O WTI, cotado em Nova Iorque, desvaloriza 6,87%, para 106,07 dólares.
Evolução do preço do Brent:
Este desempenho acontece numa altura de especulação sobre a redução da procura de ouro negro provocada pela subida do preço e pela recusa de vários países europeus em deixarem de comprar hidrocarbonetos à Rússia. Nos mercados, pairam os receios de que a guerra possa provocar a redução da oferta petrolífera mundial.
Em Portugal, a subida do preço do petróleo tem levado a sucessivos disparos nos preços dos combustíveis, tendo o Governo avançado com reduções no ISP para aliviar a fatura aos portugueses.
Esta semana, os combustíveis vão ficar mais caros outra vez: o litro de gasóleo vai subir 16,4 cêntimos, já considerando o alívio de 1,3 cêntimos no ISP anunciado pelo Governo. Sem isso, o agravamento no preço seria de 18 cêntimos. Já a gasolina vai encarecer 6 cêntimos por litro, sendo que o ISP não regista alterações.
(Notícia atualizada às 19h16 com novas cotações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços do petróleo aliviam mais de 6% para 112 dólares o barril
{{ noCommentsLabel }}