5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o terceiro governo liderado por António Costa finalmente toma posse, há novas estatísticas de emprego a sair e relevantes acordos laborais por fechar na Autoeuropa e na EDP.

A nova equipa governativa com um total de 56 elementos, incluindo o primeiro-ministro, 17 ministros e 38 secretários de Estado, toma posse esta quarta-feira em Lisboa. Pode haver novidades na frente laboral e a AIP apresenta o novo Programa de Aceleração para a Internacionalização.

Tomada de posse do Governo

Quase dois meses das eleições antecipadas realizadas a 30 de janeiro, o novo Governo vai finalmente poder entrar em funções. A cerimónia de tomada de posse do XXIII Governo Constitucional foi agendada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para as 17h no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Conjuntura e emprego no cardápio das estatísticas

O Instituto Nacional de Estatística divulga esta quarta-feira os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores (março de 2022); e ainda as estimativas mensais de emprego e desemprego relativas ao mês de fevereiro. Em Bruxelas, a Comissão Europeia avança com os indicadores de sentimento económico e de clima de negócios no mês que está a terminar.

Votação do acordo laboral na Autoeuropa

Ao final da tarde, os trabalhadores da Autoeuropa vão votar o novo pré-acordo laboral. O coordenador da comissão de trabalhadores da fábrica de automóveis, Rogério Nogueira, que representa os mais de 5.100 operários da fábrica de Palmela, resumiu que o acordo “garante um aumento mínimo de 30 euros já este ano e a manutenção do prémio anual por objetivos, que abrange a maioria dos trabalhadores e que nos últimos dois anos foi de cerca de 1.400 euros”.

Novo encontro sobre salários na EDP

Ainda no âmbito laboral, ao início da tarde realiza-se na sede da EDP, em Lisboa, uma nova reunião negocial entre a administração e as estruturas sindicais. No último encontro com a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal), a 23 de março, a empresa manteve a proposta de aumentos de 0,6%, o que levou os trabalhadores a marcarem uma greve e concentração para dia 6 de abril.

Programa de Aceleração para a Internacionalização

Vai ser divulgado esta manhã o novo Programa de Aceleração para a Internacionalização, numa iniciativa promovida pela Associação Industrial Portuguesa/Câmara de Comércio e Indústria AIP-CCI, no âmbito do projeto PME Connect II. Na sede, em Lisboa, a MarketAccess vai fazer a apresentação do programa e da plataforma de promoção de negócios internacionais, ficando a caracterização dos países e os guias de mercado por empresa a cargo da Deloitte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião