Confiança dos consumidores sofre redução “abrupta” em março

  • Lusa
  • 30 Março 2022

No contexto da guerra contra a Ucrânia, o indicador de confiança dos consumidores "diminuiu acentuadamente em março", verificando-se a segunda maior redução face ao mês anterior.

O indicador de confiança dos consumidores “diminuiu abruptamente” em março e o indicador de clima económico recuou “de forma moderada” no contexto da guerra contra a Ucrânia, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“No contexto da guerra contra a Ucrânia, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu acentuadamente em março, após ter aumentado nos dois meses anteriores, verificando-se a segunda maior redução da série face ao mês anterior, apenas superada pela diminuição registada em abril de 2020 no início da pandemia”, refere o INE.

Já o saldo das perspetivas dos consumidores relativas à evolução futura dos preços registou em março “o maior aumento da série, superando em larga medida o valor máximo anterior”.

Quanto ao indicador de clima económico, “diminuiu de forma moderada em março, após ter atingindo no mês anterior um nível idêntico ao observado em fevereiro de 2020 e de ter apresentado um comportamento irregular entre julho e janeiro”.

Em março, os indicadores de confiança diminuíram na indústria transformadora e na construção e obras públicas e aumentaram no comércio e nos serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores sofre redução “abrupta” em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião