Confiança dos consumidores sofre redução “abrupta” em março
No contexto da guerra contra a Ucrânia, o indicador de confiança dos consumidores "diminuiu acentuadamente em março", verificando-se a segunda maior redução face ao mês anterior.
O indicador de confiança dos consumidores “diminuiu abruptamente” em março e o indicador de clima económico recuou “de forma moderada” no contexto da guerra contra a Ucrânia, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
“No contexto da guerra contra a Ucrânia, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu acentuadamente em março, após ter aumentado nos dois meses anteriores, verificando-se a segunda maior redução da série face ao mês anterior, apenas superada pela diminuição registada em abril de 2020 no início da pandemia”, refere o INE.
Já o saldo das perspetivas dos consumidores relativas à evolução futura dos preços registou em março “o maior aumento da série, superando em larga medida o valor máximo anterior”.
Quanto ao indicador de clima económico, “diminuiu de forma moderada em março, após ter atingindo no mês anterior um nível idêntico ao observado em fevereiro de 2020 e de ter apresentado um comportamento irregular entre julho e janeiro”.
Em março, os indicadores de confiança diminuíram na indústria transformadora e na construção e obras públicas e aumentaram no comércio e nos serviços.
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