Mercadona paga três milhões de euros em prémios aos 2.500 colaboradores em Portugal

Cada colaborador recebeu em fevereiro um ordenado adicional. Retalhista conta investir este ano 150 milhões de euros e criar, pelo menos, 650 empregos. 

A Mercadona pagou no final de fevereiro três milhões de euros em prémios aos 2.500 colaboradores em Portugal, adiantou fonte oficial da cadeia à Pessoas. Cada colaborador recebeu nesse mês um ordenado adicional. O retalhista alimentar conta investir este ano 150 milhões de euros e criar, pelo menos, 650 empregos.

Dos 375 milhões de euros pagos em prémios pela cadeia espanhola aos colaboradores, 3 milhões foram alocados para a equipa portuguesa, o primeiro mercado de internacionalização da cadeia fundada por Juan Roig. Cada trabalhador em Portugal recebeu um salário extra, o valor estipulado para os colaboradores com até cinco anos de casa — a partir do quinto ano, os colaboradores recebem dois salários adicionais.

A empresa, que no ano passado investiu 8 milhões de euros em formação no mercado nacional, conta este ano investir 150 milhões de euros na expansão da sua rede de lojas, preparando ainda a sua entrada em Lisboa.

Com a abertura das 10 lojas previstas este ano — aumentando para 39 o número de supermercados no país — o retalhista alimentar conta criar 650 postos de trabalho.

Mas esse número poderá ser superior, admite fonte oficial da companhia, dependendo das necessidades criadas pelo novo bloco logístico em Almeirim, com abertura prevista para este ano, e que irá dar apoio à expansão da rede a Sul, com a abertura da primeira loja na cidade de Lisboa prevista para 2023. Montijo, Setúbal, Sintra e Santarém são já as localizações a sul de novas lojas já conhecidas.

Este ano, a empresa decidiu aumentar em 2,7% os salários de entrada na companhia, com base no IPC, referência usada pela Mercadona. Em Espanha, face a esse índice, a subida para este ano foi de 6,5%.

De acordo com as contas de 2021 apresentadas em março pela empresa, o salário de entrada em Portugal é de 932 euros/mês — em Espanha é de 1.425 euros/mês –, com o ordenado a fixar-se nos 1.414 euros/mês quando o colaborador atinge o quinto ano de casa — em Espanha é de 1.929 euros/mês.

A Mercadona fechou o ano passado com volume de vendas de 415 milhões de euros em Portugal, de um total global de 27.819 milhões de euros (+3,3%) de vendas. Operação ainda deficitária em 64 milhões, segundo revelou Juan Roig nas contas anuais da companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercadona paga três milhões de euros em prémios aos 2.500 colaboradores em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião