Inflação acelera para 5,3% em março, a taxa mais elevada desde 1994

Variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 5,3%, o valor mais alto desde junho de 1994. Preços dos produtos energéticos, em máximos de 31 anos, impulsionaram desempenho.

A taxa de inflação em Portugal acelerou para 5,3% em março, de 4,2% em fevereiro, em termos homólogos, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Indicador está em máximos de quase 28 anos, desempenho influenciado pelos produtos energéticos e alimentares não transformados.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 5,3% em março (4,2% em fevereiro). Trata-se do valor mais elevado desde junho de 1994“, nota o gabinete de estatísticas nacional.

Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 3,8% (3,2% no mês anterior), mostrando que estes componentes influenciaram o valor total.

Foi nos preços da energia que se notou mais esta tendência, já que se estima que “a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 19,8% (15% no mês precedente), valor mais elevado desde fevereiro de 1991″. Os preços neste setor já vinham a aumentar na saída da pandemia, um caminho que se acentuou com o conflito na Ucrânia.

Quanto ao índice referente aos produtos alimentares não transformados, o crescimento também acelerou de 3,7% para 5,9%, segundo as estimativas rápidas do INE.

O gabinete de estatísticas divulga também a evolução mensal, que mostra que, “comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC ter-se-á fixado em 2,5% (0,4% em fevereiro e 1,4% em março de 2021)”. A variação média nos últimos doze meses terá sido de 2,2% (1,8% no mês anterior). Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português subiu para 5,5% (4,4% no mês anterior).

(Notícia atualizada pela última vez às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação acelera para 5,3% em março, a taxa mais elevada desde 1994

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião