EUA vão libertar um milhão de barris de petróleo da reserva estratégica por dia

  • Lusa
  • 31 Março 2022

A libertação de um milhão de barris de petróleo por dia da reserva estratégica do país durará seis meses, numa tentativa de travar os preços da energia. Biden quer "aliviar as famílias" americanas.

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) ordenou a libertação de um milhão de barris de petróleo por dia da reserva estratégica do país, durante seis meses, numa tentativa de controlar os preços da energia, anunciou esta quinta-feira a Casa Branca.

Segundo a mesma nota, citada pela Associated Press (AP), Joe Biden também pedirá ao Congresso que imponha penalizações financeiras às empresas de petróleo e gás que arrendam terras públicas, mas não estão a produzir. Adicionalmente, o Presidente norte-americano pretende invocar a Lei de Produção de Defesa para incentivar a exploração de minerais críticos para baterias usadas em veículos elétricos.

A Casa Branca caracterizou a medida de libertar petróleo da reserva estratégica como uma “ponte” até ao aumento da produção dos produtores nacionais. O Governo estima que a produção média cresça um milhão de barris diários este ano e mais 700.000 barris diários em 2023.

A decisão de Biden mostra que o petróleo continua a ser uma vulnerabilidade dos EUA, com os preços altos a prejudicarem a aprovação de Biden no país. A libertação de reservas nos EUA deverá criar pressões que podem reduzir os preços do petróleo, embora Biden já tenha ordenado duas vezes que se recorra às reservas estratégicas, sem que isso tivesse causado uma mudança significativa nos mercados de petróleo.

Parte da preocupação de Biden é que os preços altos não conseguiram provocar, até ao momento, um salto significativo na produção de petróleo. A produção de petróleo nos EUA equivale a mais da metade do consumo do país, mas os altos preços não levaram as empresas a voltarem aos níveis de produção pré-pandemia, estando atualmente a produzir, no total, uma média de 11,7 milhões de barris por dia, abaixo dos 13 milhões de barris que produziam no início de 2020.

Biden quer “aliviar as famílias” ao recorrer à reserva estratégica de petróleo

O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu “aliviar as famílias” confrontadas com a subida dos preços, ao anunciar, em particular, um recurso às reservas estratégicas petrolíferas do país.

Ao sublinhar que um aumento da produção petrolífera levaria “meses”, indicou, durante um discurso na Casa Branca, que esta decisão representava “uma transição em tempo de guerra, para aumentar o fornecimento de petróleo, até que a produção aumente mais tarde, durante este ano”. Acrescentou que vai “utilizar os recursos da venda do petróleo para reaprovisionar as reservas estratégicas”.

Por outro lado, Biden criticou as empresas petrolíferas que “exibem lucros recorde” em vez de aumentar a produção no território dos EUA. “Nenhuma empresa [norte-]americana se deveria aproveitar da pandemia ou da atuação de Vladimir Putin para se enriquecer à custa das famílias [norte-]americanas”, insistiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA vão libertar um milhão de barris de petróleo da reserva estratégica por dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião