Preço do petróleo alivia para 108 dólares, o valor mais baixo dos últimos dez dias

Ouro negro cotado em Londres está nos 108 dólares, enquanto os futuros de Nova Iorque estão ainda mais baixos: 105 dólares.

Os preços do petróleo continuam a descer e estão agora na cotação mais baixa dos últimos dez dias. O barril cotado em Londres está nos 108 dólares, enquanto o barril cotado em Nova Iorque está nos 105 dólares. A contribuir para este alívio nos preços estão vários fatores, vindos de várias partes do mundo, mas o mais recente foi o confinamento anunciado pela China, que levanta preocupações quanto à redução da procura por parte de Pequim.

Às 7h30 de Lisboa, o barril de Brent, cotado em Londres, que serve de referência às importações nacionais, está a perder 0,9% para 108,50 dólares, o valor mais baixo desde 18 de março, dia em que cotou nos 107,93 dólares. A mesma tendência alastra-se ao WTI, cotado em Nova Iorque, que está a desvalorizar 1,07% para 104,83 dólares, também a cotação mais baixa desde 18 de março (104,7 dólares).

Esta segunda-feira, no arranque da semana, o barril de Brent caiu para os 112 dólares e o WTI para os 105,96 dólares.

Este desempenho acontece numa altura de especulação de uma eventual escassez de petróleo tendo em conta a recusa de vários países europeus em comprarem hidrocarbonetos à Rússia.

Esta terça-feira, a contribuir ainda mais para a descida do preço do petróleo, confinamento iniciado pela China à população de Xangai, aquela que é a maior cidade chinesa, com 25 milhões de habitantes. Isto provocou receios de que a pandemia reduza a procura de petróleo a partir da China.

Em Portugal, a subida do preço do petróleo tem levado a sucessivos disparos nos preços dos combustíveis, tendo o Governo avançado com reduções no ISP para aliviar a fatura aos portugueses. Esta semana, os combustíveis ficaram mais caros outra vez: o litro de gasóleo subiu 16,4 cêntimos, já considerando o alívio de 1,3 cêntimos no ISP anunciado pelo Governo. Já a gasolina encareceu 6 cêntimos por litro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do petróleo alivia para 108 dólares, o valor mais baixo dos últimos dez dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião