EUA recorrem à reserva estratégica. Petróleo baixa para os 107 dólares

  • Lusa
  • 31 Março 2022

O preço do barril Brent caiu 5,23%, para os 107,42 dólares esta quinta, em reação ao anúncio dos EUA voltarem a recorrer à sua reserva estratégica de petróleo.

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em maio terminou esta quinta no mercado de futuros de Londres em acentuada baixa de 5,23%, para os 107,42 dólares.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 5,93 dólares abaixo dos 113,35 com que fechou as transações na quarta-feira.

A cotação do Brent retrocedeu depois de os EUA terem anunciado que iam libertar um milhão de barris de petróleo das suas reservas estratégicas por dia, durante os próximos seis meses.

Washington, que pressionou nos últimos meses a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para que aumentasse a sua produção, deu este passo sem precedentes com o objetivo de subir os níveis da oferta no mercado e procurar conter os preços.

No total, os EUA vão libertar cerca de 180 milhões de barris dos 600 milhões das suas reservas estratégicas, que foram criadas em 1975 depois do embargo árabe de petróleo.

A OPEP e os seus aliados, entre os quais a Federação Russa, juntos no grupo designado OPEP+, acordaram esta quinta manter o ritmo gradual de subida da produção, decidindo aumentar em 432 mil barris diários a produção em maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA recorrem à reserva estratégica. Petróleo baixa para os 107 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião