Preço do gasóleo cai 12 cêntimos e gasolina fica 4 cêntimos mais barata esta semana

Preços médios devem descer para 1,983 euros por litro de gasóleo simples, o combustível usado pela maioria dos portugueses, e para 2,023 euros por litro de gasolina simples 95. ISP não mexe.

Esta segunda-feira quando for abastecer o seu carro ou mota vai ter uma boa surpresa. Os combustíveis estão mais baratos. Ao contrário do que tem acontecido nos últimos meses, na bomba de gasolina deverá encontrar o litro de gasóleo 12 cêntimos mais barato e o da gasolina quatro cêntimos.

Assim, caso as previsões do Governo se confirmem, os preços médios devem descer para 1,983 euros por litro de gasóleo simples, o combustível usado pela maioria dos portugueses, e para 2,023 euros por litro de gasolina simples 95. Os valores não estão garantidos, porque nem sempre as expectativas do Executivo se confirmam, tal como aconteceu nas últimas duas semanas.

Quando os combustíveis desceram há duas semanas, a queda não foi integralmente refletida nos preços, alimentando suspeitas de que as petrolíferas estavam a aumentar as suas margens — algo que a Galp rejeitou liminarmente — e a semana passada o gasóleo subiu menos do que o esperado pelo Governo, mas a gasolina aumentou mais. De acordo com as contas do Governo, o diesel deveria custar a semana passada 2,011 euros por litro e a gasolina 1,987 euros, assumindo os preços médios em Portugal Continental. No entanto, na segunda-feira, o gasóleo simples custava, em média, 1,995 euros por litro, mais 14 cêntimos do que preço médio da semana passada, segundo os preços médios diários apurados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Será necessário esperar por esta terça-feira para aferir os valores médios efetivamente praticados no país.

A descida dos preços dos combustíveis é ainda explicada pelo facto de o Executivo ter optado, pela segunda vez, por não mexer no ISP. Há duas semanas — quando os preços dos combustíveis desceram, interrompendo 14 e 11 semanas consecutivas de subida da gasolina e do gasóleo, respetivamente –, o Governo decidiu não aplicar a fórmula criada que ajusta o ISP à receita do IVA, um apoio criado para mitigar o impacto da subida dos preços dos combustíveis assegurando a neutralidade fiscal.

Esta semana estaria em causa uma “redução da receita do IVA que conduziria a um ajustamento das taxas unitárias do ISP em 2,1 cêntimos, no caso do litro de gasóleo, e 0,3 cêntimos, no caso do litro da gasolina”, explicou o Ministério das Finanças em comunicado. Mas, o Governo optou por manter “o desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina, voltando a aplicar-se a fórmula na próxima semana com os correspondentes ajustamentos”, acrescenta a nota enviada às redações.

Os automobilistas podem ainda contar com uma outra medida para aliviar a carteira na hora de pagar a fatura na bomba — o Autovoucher. São já 2,8 milhões de portugueses que recorrem a este apoio mensal que foi prolongado para abril.

Este subsídio foi criado em novembro de 2021 para vigorar até março de 2022. Inicialmente, consistia num valor equivalente a dez cêntimos por litro até ao máximo de 50 litros por mês (ou seja, cinco euros por mês), tendo depois aumentado para os atuais 20 euros (40 cêntimos por litro). Mas na verdade, qualquer pessoa pode receber o apoio desde que faça uma compra num posto aderente, bastando para isso estar inscrito na plataforma. E, desde que o Executivo anunciou a 4 de março que iria prolongar o apoio por mais um mês, mais de 1,24 milhões de pessoas inscreveram-se no Autovoucher. E nem é preciso pedir fatura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gasóleo cai 12 cêntimos e gasolina fica 4 cêntimos mais barata esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião