Economia da Zona Euro com impulso em março, mas inflação e guerra ameaçam retoma

  • ECO
  • 5 Abril 2022

Economia da Zona Euro deu sinais positivos no mês passado, perante a reabertura após o impacto da variante Omicron no início do ano. Guerra e inflação podem comprometer retoma.

A atividade económica na Zona Euro registou um impulso em março perante a reabertura das economias após o impacto da variante do coronavírus Omicron, mas a escalada dos preços e a guerra na Ucrânia ameaçam a retoma, de acordo com uma sondagem.

O indicador PMI (Purchasing Managers’ Index), considerado um importante farol em relação à saúde económica, caiu dos 55,5 em fevereiro para os 54,9 em março, ficando acima, ainda assim, da estimativa preliminar de 54,5. Leituras acima de 50 apontam para crescimento da atividade.

“A maior reabertura da economia da Zona Euro com o enfraquecimento da vaga da Omicron deu um contributo positivo à atividade empresarial, ajudando a consolidar a expansão em relação ao abrandamento que vimos no início do ano”, refere Chris Williamson, economista chefe da S&P Global.

“Contudo, a resistência da economia será testada nos próximos meses por ventos contrários que incluem o pico nos custos energéticos e nos preços de outras matérias-primas, na sequência da invasão da Rússia na Ucrânia”, acrescenta Williamson.

O PMI relativo à indústria de serviços na Zona Euro saltou dos 55,5 para os 55,6, superando a estimativa de 54,8. Contudo, a taxa de crescimento da procura caiu e as encomendas para exportação também diminuíram à medida que as empresas aumentaram os seus preços para compensar o aumento dos custos internos.

A inflação na Zona Euro atingiu o recorde de 7,5% em março e deverá voltar a subir, de acordo com os registos do PMI para os preços nos serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia da Zona Euro com impulso em março, mas inflação e guerra ameaçam retoma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião