Lisboa cai pela primeira vez esta semana, Europa segue perdas de Wall Street

EDP e EDP Renováveis cedem 2% e pressiona PSI, que regista primeira queda esta semana. Europa também abriu no vermelho, seguindo as perdas acentuadas dos índices americanos na véspera.

A bolsa de Lisboa recua esta quarta-feira pela primeira vez esta semana, pressionada sobretudo pelo setor da energia, onde a EDP e EDP Renováveis cedem 2%. As ações europeias também deslizam no arranque da sessão, acompanhando as perdas acentuadas de Wall Street na véspera.

O PSI cai 0,62% para 6.062,9 pontos, depois de duas sessões em alta. Das 15 cotadas que compõem agora o principal índice português, 13 estão em terreno negativo, com os investidores a castigarem mais as ações do setor da energia que se têm destacado pela positiva desde o início da guerra na Ucrânia, há mês e meio.

A EDP desvaloriza 1,95% para 4,526 euros e a sua subsidiária de energias limpas EDP Renováveis cai 1,97% para 24,24 euros. A Greenvolt recua 1,26% para 7,87 euros e a Galp perde 0,26% para 11,6 euros, num dia de avanços dos preços do petróleo. Ainda entre os pesos pesados, o BCP cai 0,36% para 0,166 euros.

EDP cai 2%

A Europa também abriu o dia a perder terreno, depois das quedas de mais de 1% registadas nas bolsas americanas e das perdas nos índices asiáticos, com os analistas a associarem a aversão ao risco dos investidores com os comentários da governadora da Reserva Federal Lael Brainard, que disse esperar uma mistura de subida de juros e de redução acelerada do balanço do banco central para trazer a política monetária para “uma posição mais neutra” até final do ano. Os comentários levaram a um sell-off nos mercados obrigacionistas.

Além disso, a Europa e os EUA preparam uma nova ronda de sanções contra a Rússia, que vão passar pela proibição de importação de carvão russo e de novos investimentos naquele país.

As perdas nos principais índices europeus são ligeiras, com o CAC-40 de Paris a cair 0,18% e o benchmark Stoxx 600 a ceder 0,14%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa cai pela primeira vez esta semana, Europa segue perdas de Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião