Zelensky aceita convite de Portugal e vai discursar à distância no Parlamento

Presidente ucraniano vai discursar no Parlamento, por videoconferência, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa e de Augusto Santos Silva.

O Presidente da Ucrânia aceitou o convite de Portugal e vai discursar no Parlamento português, por videoconferência. A informação foi avançada esta quinta-feira pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, em declarações à TSF e ao Diário de Notícias.

Volodymyr Zelensky aceitou, assim, o convite feito por Marcelo Rebelo de Sousa e Augusto Santos Silva e vai falar aos deputados portugueses através de videochamada, tal como tem acontecido em discursos que tem feito noutros parlamentos.

Ainda não há data para o discurso do Presidente ucraniano, mas essa poderá ser fechada nas próximas horas, disse o recém-eleito presidente da Assembleia da República, adiantando que recebeu esta quinta-feira a embaixadora da Ucrânia em Portugal, que confirmou a disponibilidade de Zelensky.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro, Volodymyr Zelensky já discursou perante 19 parlamentos, onde tem apelado aos países para mobilizarem esforços e ajudarem a Ucrânia na luta contra as tropas russas. Na terça-feira falou no Parlamento espanhol, onde comparou a situação na Ucrânia com o bombardeamento de Guernica. Esta quinta-feira está a discursar perante o Parlamento da Grécia.

O convite para uma sessão solene com Zelensky no Parlamento português foi apoiado por todos os partidos com assento parlamentar, à exceção do PCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky aceita convite de Portugal e vai discursar à distância no Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião