O que é o coronavírus? Quais são os sintomas? Saiba o que deve fazer
- Mariana Espírito Santo
- 27 Fevereiro 2020
O novo coronavírus, que teve origem na China, continua a espalhar-se pelo globo. Ainda há alguns dados por determinar, mas o ECO junta aqui as principais informações sobre este surto.
Ver DescodificadorO que é o coronavírus? Quais são os sintomas? Saiba o que deve fazer
- Mariana Espírito Santo
- 27 Fevereiro 2020
-
O que é o Covid-19?
Os coronavírus são um grupo de vírus que circulam entre animais e podem causar infeções nas pessoas, que costumam estar ligadas ao sistema respiratório. O Covid-19 é um novo vírus desta família, identificado em janeiro. Foi descoberto na sequência de vários casos de pneumonia em trabalhadores e frequentadores do mercado de peixe, mariscos vivos e aves na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, no final de dezembro. A fonte da infeção ainda é desconhecida.
Proxima Pergunta: Quais são os sintomas?
-
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas do novo coronavírus são:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldades respiratórias (como falta de ar);
- Cansaço.
Em casos mais graves pode evoluir para pneumonia grave ou bronquite, sendo que estas complicações têm surgido principalmente em doentes idosos ou com outras doenças crónicas.
Proxima Pergunta: O que deve fazer se tiver sintomas?
-
O que deve fazer se tiver sintomas?
A Direção-Geral da Saúde recomenda que quem tiver viajado ou estado em contacto com um doente e apresentar sintomas deverá ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) antes de recorrer aos serviços de saúde, explicando as condição de saúde e histórico de viagem.
Para além disso, deverá também adotar medidas como lavar frequentemente as mãos, tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir, com lenço de papel ou com o braço, deitar o lenço de papel no lixo e utilizar máscara cirúrgica.
Proxima Pergunta: Qual é a taxa de mortalidade?
-
Qual é a taxa de mortalidade?
A comunidade científica ainda não apurou o quão mortal é o Covid-19, já que a taxa difere consoante as regiões e grupos de doentes. São mais de 81 mil os casos confirmados até agora, sendo que mais de 2.700 pessoas morreram devido ao surto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que cerca que 2% das pessoas com o vírus acabou por morrer.
Em Wuhan, a cidade chinesa onde o coronavírus originou, 2% a 4% dos pacientes morreram, segundo a OMS. No entanto, nas restantes regiões do país a taxa de mortalidade fixou-se em 0,7%.
Proxima Pergunta: Como se transmite?
-
Como se transmite?
Ainda estão a ser investigadas as formas de transmissão do Covid-19, mas a transmissão de pessoa a pessoa já foi confirmada. Em outros surtos de coronavírus, o contágio terá ocorrido através de gotículas respiratórias dos indivíduos afetados. O período de incubação da doença pode estender-se de dois a 14 dias.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já aponta que esta doença parece transmitir-se de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa infetada tosse ou exala. Estas gotículas pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa, e as outras pessoas podem apanhar o Covid-19 ao tocar nesses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca. As pessoas também podem apanhar Covid-19 se respirarem gotículas de uma pessoa infetada que tosse ou exala gotículas.
A OMS refere que não há sinais de que os animais domésticos, como cães e gatos, possam transmitir o vírus. Este tipo de vírus não sobrevive por longos períodos em objetos, por isso receber encomendas ou cartas da China não coloca as pessoas em risco de infeção, de acordo com a Direção-Geral de Saúde.
Proxima Pergunta: Como se pode prevenir?
-
Como se pode prevenir?
Para se proteger a si e aos outros deve lavar frequentemente as mãos com sabão e água ou com uma solução à base de álcool, tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir, com lenço de papel ou com o braço, deitar o lenço de papel no lixo e evitar contacto próximo com pessoas com infeções respiratórias. Deverá também evitar tocar nos olhos, nariz e boca, já que, se forem contaminadas, as mãos podem transferir o vírus.
Se viajar para uma área afetada pelo vírus, deve seguir as mesmas recomendações, mas também evitar o contacto com animais e o consumo de produtos de origem animal, crus ou mal cozinhados.
Proxima Pergunta: Existe um tratamento?
-
Existe um tratamento?
Ainda não existe uma vacina nem um tratamento específico para o Covid-19. O tratamento é dirigido aos sinais e sintomas apresentados pelo doente, sendo que a maioria das pessoas recupera da doença sem precisar de tratamento especial. De salientar que os antibióticos não são eficazes na prevenção e tratamento desta infeção.
Proxima Pergunta: Quem está em maior risco?
-
Quem está em maior risco?
Os grupos mais suscetíveis ao novo coronavírus e aos sintomas mais graves são os idosos e pessoas com doenças pré-existentes, nomeadamente doenças crónicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, porque têm menor imunidade contra infeções em geral, de acordo com um estudo das autoridades de saúde da China.
Proxima Pergunta: Como se pode manter atualizado?
-
Como se pode manter atualizado?
Para encontrar informações atualizadas sobre o Covid-19 pode visitar os sites da Direção-Geral da Saúde portuguesa, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e da Organização Mundial da Saúde.