O responsável por Portugal e sul da Europa de uma das maiores resseguradoras do mundo, destaca o seu apoio à inovação como vetor essencial para melhor proteção das pessoas em Vida e Saúde.
Para o CEO Adriano de Matteis a diferenciação da RGA enquanto resseguradora é clara: “No mercado português e espanhol, somos reconhecidos por uma abordagem inovadora a produtos de bem-estar e doenças críticas”. Matteis é matemático e diretor Executivo para o sul da Europa Continental com responsabilidade por Espanha, Portugal, Itália, Turquia, França e Bélgica e tem longa carreira na indústria com passagens como atuário pelo Grupo Generali, pelo escritório de Paris da Partner Re e pela Munich Re em Milão. Entrou em 2007 para a RGA.
A fazer 50 anos de existência, a Reinsurance Group of America (RGA re) está no top 10 das resseguradoras mundiais com um volume de coberturas de 3,4 biliões de dólares na área Vida e ativos de 84,7 mil milhões de dólares. Tornou-se seguradora das seguradoras na Iberia quando abriu escritório em Madrid em 2000 e quatro anos depois começou a operar em Portugal, tornando-se uma das mais interessantes parceiras para as seguradoras independentes.
A propósito de uma passagem por Portugal, Adriano de Matteis foi entrevistado por ECOseguros.
O resseguro pode ajudar a reduzir a lacuna de proteção e seguro em Portugal?
Claro, o resseguro pode. Como a única resseguradora global focada principalmente no resseguro de vida e saúde, nossa filosofia começa com a crença central de que todos merecem uma vida mais longa e gratificante. A forma como operamos, o trabalho que fazemos e o apoio à comunidade que fornecemos podem ser atribuídos ao nosso compromisso de ampliar e melhorar as vidas individuais que tocamos. Às vezes, o impensável acontece – a perda de um ente querido, uma doença grave, uma lesão incapacitante. A proteção financeira do seguro existe para apoiar em momentos de maior necessidade.
No centro da estratégia está o propósito da RGA: tornar a proteção financeira acessível a todos. A nossa estratégia é composta por quatro pilares que articulam esse mindset: Criar, liderar com expertise e inovação; Parceiro, obtendo sucesso juntos; Acelerar, priorizando agilidade, impacto e escala e Sustentar, construindo para as gerações futuras.
Quais são os mercados mais vibrantes no sul da Europa?
Não existe um mercado mais brilhante do que outro. Poderíamos dizer que cada RGA se destaca no seu mercado. O escritório italiano destaca-se pela sua experiência no desenvolvimento de produtos de mortalidade, risco preferencial, doença crítica, proteção ao credor e dependência. Em França, destaca-se na subscrição, oferecendo uma solução líder de subscrição automatizada em francês. No mercado português e espanhol, a RGA é reconhecida pela sua abordagem inovadora a produtos de bem-estar e doenças críticas.
Portugal tem dimensão para mais resseguro?
Portugal tem capacidade para gerar mais resseguro e, de facto, ajudamos a aumentar a dimensão do resseguro sempre que lançamos um novo empreendimento com uma empresa portuguesa. E principalmente se for algo inovador e inexistente no mercado.
O facto de existirem poucas seguradoras portuguesas independentes dos grandes grupos constitui um limite à expansão?
Se falamos de resseguro tradicional, ou melhor, se falamos de contratos de resseguro tradicionais, a resposta é sim. Isso é algo generalizado em outros mercados, pois as seguradoras tendem a reter cada vez mais negócios com base em sua experiência. Sendo a RGA inovadora, o nosso objetivo tem sido e é o de encontrar novas soluções que permitam às seguradoras melhorar a oferta de produtos aos clientes e, ao mesmo tempo, contar com o apoio do RGA para ressegurar este novo negócio, na medida em que se diferencia do que foi oferecido até agora.
Como encara o negócio direto com os Corretores e mesmo com as empresas de mediação de seguros?
Desenvolvemos ideias com corretores e intermediários em muitos países que depois testamos por meio de seguradoras interessadas nesses testes. Desta forma, encontramos soluções de sucesso que propusemos às empresas de cada um dos mercados com base na experiência real.
Quais são as expectativas de desenvolvimento da RGA na Europa e em Portugal?
Nas palavras do nosso Presidente, Tony Cheng, “estamos muito orgulhosos do que alcançámos na EMEA, em primeiro lugar com a nossa rede de escritórios locais e, em segundo lugar, com o serviço local criado”. O futuro será continuar a inovar com produtos e soluções que nem sequer pensávamos através do nosso talento que espalhamos pela região e da nossa cultura de colaboração. Isto significa que continuaremos a colaborar com os clientes, a acompanhar as tendências do setor e a compartilhar ideias e melhores práticas, servindo como seu criador de valor de longo prazo e agindo com senso de urgência em escala global. E, é claro, continuando a ajudar a tornar a proteção financeira acessível a todos.
Quais são os principais desafios para os resseguradores no futuro próximo?
O seguro tem um propósito fundamental e socialmente benéfico: ajudar a proteger as pessoas em momentos de necessidade. Dito isso, expandir o papel do seguro na melhoria da qualidade de vida continua a ser um imperativo social e uma oportunidade de negócios promissora. Nesse sentido, a RGA tem trabalhado com seguradoras em todo o mundo para apoiar o desenvolvimento de produtos de seguro de vida e saúde que tenham um impacto social e ambiental positivo, em linha com nosso propósito de tornar a proteção financeira acessível a todos.
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Adriano de Matteis (RGA): “Queremos tornar a proteção financeira acessível a todos”
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