A TAP é uma das peças do xadrez da consolidação na aviação europeia, onde só 3 companhias têm músculo para o xeque-mate. Duas já têm aquisições em curso e a outra está impedida pelas ajudas de Estado.
A privatização da TAP está em marcha e as Finanças querem levar, em breve, o decreto a Conselho de Ministros. A companhia aérea portuguesa é um dos principais alvos num setor onde a consolidação está ao rubro. António Costa afirmou no final setembro que o objetivo do Governo era ter a privatização concluída em 12 meses, um prazo que os especialistas consideram ambicioso. Lufthansa, Air France – KLM e o grupo que junta a British Airways e a Iberia são as “noivas” possíveis, mas qual o melhor casamento? O plano de reestruturação aprovado pela Comissão Europeia em dezembro de 2021 não obriga à privatização da companhia aérea nacional. Ainda assim,
o Governo tem defendido que a sustentabilidade futura da TAP depende de nela entrar um parceiro que permita dar músculoà operação. Fazer parte de
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.