Apostar no talento tecnológico em Portugal

  • Aleksandra Pilecka
  • 24 Janeiro 2022

O talento tecnológico mostra-se de extrema importância no panorama nacional, impulsionando, simultaneamente, a economia, a sociedade, o ensino e a globalização.

Ano após ano, são cada vez mais as multinacionais que escolhem trazer o seu negócio para Portugal. Visto como um dos principais centros de inovação tecnológica, temos vindo a atrair gigantes tecnológicos, assim como talento internacional para trabalhar e desenvolver soluções inovadoras nesta zona da Europa, os já conhecidos tech expats. Afinal, qual é a importância deste talento em Portugal?

Uma porta para a investigação internacional: com a procura crescente de formação tecnológica, as faculdades têm aumentado a sua oferta formativa, ampliando os currículos dos cursos e criando novas ofertas para reconversão de profissionais de outras áreas. Ao nível do ensino tecnológico é clara a relevância da oferta portuguesa a nível europeu, posicionando as universidades nacionais num lugar de destaque. Este posicionamento permite-lhes captar fundos internacionais para projetos de doutoramento e polos de investigação, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias e aumentando a oferta de trabalho para professores e investigadores.

Mais ofertas, mais procura, maior qualidade de vida: o facto de sermos uma potência tecnológica e industrial tem-se mostrado benéfico na melhoria das condições de trabalho de um nicho da população e um dinamizador do mercado de trabalho nacional. A generalidade das empresas tecnológicas providencia condições contratuais acima da média, incluindo no pacote salarial diversos benefícios, tanto para o colaborador como para o seu agregado familiar. Destacam-se seguros de saúde para si e para a sua família, dias extra de férias e, considerando o trabalho remoto que muitas empresas adotaram, setups de home office que incluem mobiliário de escritório e o pagamento das despesas associadas.

Contributo económico: naturalmente tudo o que seja negócio instalado em Portugal é um propulsor do crescimento económico e uma contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB). São inúmeras as oportunidades criadas pelo facto de sermos um país importador de talento e negócio: denota-se um maior número de habitações e escritórios arrendados; as faculdades de engenharia veem os seus cursos lotados e, devido à pandemia, verificou-se que o interior do país está a ser lentamente repovoado, contribuindo para o crescimento económico de algumas regiões do país que se encontravam subdesenvolvidas. Tudo isto gera um contributo económico cada vez mais notável, especialmente se tivermos em conta estes últimos dois anos, em que os vários setores de atividade, entre eles o turismo, tiveram taxas de crescimento negativas.

O talento tecnológico mostra-se, assim, de extrema importância no panorama nacional, impulsionando, simultaneamente, a economia, a sociedade, o ensino e a globalização. Este potencial traz também novos desafios de gestão às empresas, nomeadamente na equidade salarial e de género entre departamentos. É necessário continuar a trabalhar em soluções que beneficiem a comunidade corporativa como um todo e também a impulsionar a presença do papel da mulher no mundo tecnológico, garantindo as mesmas oportunidades de crescimento para todos.

  • Aleksandra Pilecka
  • Head of HR Europe product, data, technology do OLX Group

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apostar no talento tecnológico em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião