Deixem as pessoas mudar de casapremium

Reformar o IMT para que se reduzam as taxas de sobrelotação e de subocupação habitacional parece-me um imperativo.

Na semana passada, assinalou-se o Dia Nacional da Natalidade. Foi a 9 de Setembro, data escolhida como alusão aos nove meses da gravidez. E que sentido faz em Portugal um dia da natalidade! Na semana anterior, havíamos tido notícias sobre o índice de envelhecimento, isto é, sobre a relação entre o número de idosos e o número de jovens. E não foram boas notícias. De acordo com os dados dos Censos, há 182 pessoas com 65 anos ou mais por cada 100 que têm menos de 15 anos. Bom, na verdade, isto não é propriamente notícia. Desde 2019 que Portugal é o segundo país mais envelhecido da União Europeia. Mas não é este lugar no pódio que nos deve incomodar; o mais preocupante é que aquele rácio entre idosos e jovens cresceu a uma taxa média anual de 3,6% nos últimos dez anos, resultado nomeadamente

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.