Expectativas e espiraispremium

As decisões dos bancos centrais parecem estar a ser bem percecionadas pelos mercados. Se os governos seguirem no mesmo caminho, a inflação poderá não desviar-se da sua meta por muito mais tempo.

Num discurso proferido em 2022, Ben Bernanke (presidente da FED entre 2006 e 2014 e Prémio Nobel da Economia em 2022) expôs a sua visão sobre o papel que as expectativas de inflação desempenham na política monetária: “ A narrativa dominante nos bancos centrais, baseia-se em duas premissas principais. Primeiro, que as expectativas de inflação… são um determinante importante da inflação realizada…. A segunda premissa chave é que o comportamento do banco central e possivelmente as comunicações do banco central podem influenciar as expectativas de inflação e, por meio delas, os resultados macroeconómicos. Se as expectativas de inflação estiverem bem ancoradas no sentido de que não respondem muito a movimentos de curto prazo na inflação realizada e outras variáveis, então os decisores de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.