Igualdade e género: mais do que ESG, um princípio horizontal da governança eficientepremium

  • Alice Khouri
  • 29 Julho 2024

A eliminação das disparidades de género pode resultar num aumento médio de 9,2% do PIB nos países da OCDE até 2060, acrescentando cerca de 0,23 pontos percentuais ao crescimento médio anual.

O debate acerca da igualdade de género tem diversas nuances. Há aquela humanista, de cunho moral, que rejeita ou repreende a discriminação pura e simples por questão de género. Há, ainda, uma de natureza sociológica e antropológica, que busca explicar as raízes das diferenças de comportamento entre homens e mulheres, evidenciando que algumas são características culturais e promovidas pela história da nossa sociedade, enquanto outras seriam predisposição biológica ou genética. A economia comportamental também já cuida do assunto, com interessantes estudos sobre em que medida os biasou vieses de género moldaram nossas escolhas ao longo do tempo e tiveram impactos decisivos na economia e na forma como os mercados estão estruturados hoje. Esta opinião integra a 7.ª edição do ECO magazine.

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Alice Khouri
  • Women in ESG Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.