O modelo de trabalho nas sociedades de advogados – passado, presente e futuro

  • Carla Azevedo Gomes
  • 17 Dezembro 2021

O escritório do futuro é muito mais do que um escritório: é um novo conceito, uma nova filosofia, um novo desafio. Um espaço humanizado, focado no equilíbrio entre o trabalho e o bem-estar.

O modelo do posto de trabalho presencial e fixo, pertence ao passado. A um passado ao qual não mais regressaremos.

O presente e o futuro, são híbridos. Os dois elementos que o compõem permitem que trabalho e pessoas vivam de mãos dadas, de forma equilibrada e responsável.

Este modelo de trabalho, vai muito para além da dialéctica: trabalho presencial vs teletrabalho. O novo modelo de trabalho requer um novo conceito, um novo paradigma, um espaço criteriosamente redesenhado à medida das exigências e necessidades do novo ciclo que se inicia. Flexibilidade. Adaptabilidade. Conforto. Responsabilidade. Confiança -condições necessárias ao ponto de partida para esta viagem.

O contacto presencial não deixará de existir, e será sempre preferencial. Todos nos apoiamos nas pessoas, nas nossas pessoas, todos somos de contacto, de partilha, de emoções. O office of the future será, exactamente, este ponto de encontro para um trabalho mais colaborativo, aberto à mudança, transparente e digital, com vista a facilitar a flexibilidade e o contacto entre colaboradores e clientes. As áreas comuns e partilhadas serão o foco neste novo modelo, privilegiando a discussão de ideias, criatividade e socialização. O espaço informal ganha destaque: work coffee, opened lobby, flexi metting rooms. Todas as áreas estão pensadas para serem multifuncionais e não esquecem o trabalho de concentração reservado a gabinetes individuais ou partilhados, a phone booths, sempre privilegiando tecnologia.

Na verdade, o novo modelo não nasce, e muito menos cresce, sem a inovação tecnológica que permita cumprir com as novas exigências. Terá que prever a integração com o home office, dado que os dois formatos vão coexistir, cuidando para que o trabalho não sofra qualquer disrupção, seja feito no escritório, seja feito em casa.

Um modelo que é paper free e clean desk, exige que não faltem, nem falhem, ferramentas de gestão documental, arquivo digital, base de dados digital, acessos remotos, interfaces com aplicações de clientes e tudo o que venha a ser necessário para diariamente responder a novos desafios.

No escritório do futuro, a Sustentabilidade passa a ser um tema, até aqui deixado para segundo plano. A preocupação é obvia no que impacta do ponto de vista ambiental, mas também na saúde de colaboradores e clientes. Através da selecção de materiais e soluções energéticas, que incluem privilégio da luz natural, iluminação ecofriendly , conforto térmico e acústico, gestão da qualidade do ar, gestão de resíduos e redução de consumo energéticos.

Trazer para dentro do escritório a natureza, também merece espaço no novo escritório. Flores, plantas, árvores. Serenidade, frescura, saúde e conforto … também é possível neste escritório do futuro.

O escritório do futuro é muito mais do que um escritório: é um novo conceito, uma nova filosofia, um novo desafio. Um espaço humanizado, focado no equilíbrio entre o trabalho e o bem-estar.

  • Carla Azevedo Gomes
  • Sócia da SPS Advogados

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O modelo de trabalho nas sociedades de advogados – passado, presente e futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião