Pontos fortes e fracos do Fórum Nacional de Seguros 2025

  • António Vasconcelos
  • 12:26

António Vasconcelos, senador do setor segurador e ativista do movimento associativo de mediadores, gostou do Fórum 2025, mas sugere aperfeiçoamentos para o futuro.

Decorreu mais um Evento da ECOseguros, já com Marca Registada, a acontecer na Cidade do PORTO, que decorreu de 08 e 09 de Julho de 2025.

Como sempre aconteceu, o Fórum Nacional de Seguros foi mais um momento de Encontro e Partilha de Pares entre Pares, com o sucesso habitual embora com necessidade de acertos pontuais.

O facto deste Evento acontecer no PORTO, não pode ser um motivo de menoridade. Não é suficiente muita representatividade sem a mais-valia das principais Personalidades presentes neste Evento , que não fica assim muito distante das Sedes das Seguradoras de maior expressão.

 

Foi no Porto que surgiu o verdadeiro crescimento e novidade de Corretores de Seguros, vulgo Brokers, por interferência das grandes Empresas de origem Inglesas, nomeadamente no Vinho do Porto, e empresas têxteis.

A Cidade do Porto é uma das mais antigas no setor segurador no nosso País.

Há relações históricas com os Ingleses que influenciaram a prática da corretagem, nomeadamente muito viradas para seguros de Transportes e até representação de Seguradoras Inglesas.

Poderia aqui, mencionar os nomes das Corretoras Portuguesas que dominavam este “negócio” com mestria e saber, porque esse conhecimento não seria tão transponível para os dias de hoje.

Como já uma vez escrevi neste ECOseguros iniciei a minha atividade em 1967, por curiosidade num Corretor tipicamente português e portuense de seu nome Invicta Seguradora.

No entanto, lembro-me de alguns nomes de corretores mais dimensionados e mais “Brokers”, lembro-me dos suas marcas e dos seus donos, à época pessoas muito distintas e com vidas de elegância.

Numa próxima vez e quando oportuno, poderei rever com saudade estas Nobres Figuras que engrandeceram a Cidade e esta nobre atividade dos Seguros.

O mesmo fenómeno aconteceu também com o aparecimento de muitas pequenas Seguradoras, que com a mudança dos ventos e das economias, umas sucumbiram e outras se fundiram, sendo que ainda temos no nosso portefólio atual Seguradoras originárias desse fenómeno.

E tudo isto apenas para que se registe, que não é suficiente muita representatividade sem a mais-valia das principais Personalidades presentes neste Evento (que não fica assim muito distante das Sedes das Seguradoras de maior expressão).

Atrevo-me a acrescentar que não bastará Entrevistados sem possibilidade de intervenção, de serem questionados pela Plateia.

Mas também, porque não, termos Convidados de referência para expor ideias e transmitir conhecimentos para aumento de literacia de quem dela mais necessite.

Com tudo isto concluo que este Fórum Nacional de Seguros, da ECOseguros, não pode deixar de acontecer seja no Porto ou Lisboa, porque é já imprescindível e necessário.

  • António Vasconcelos
  • Sócio-gerente da Porto Seguro, mediadora de seguros do F.C. Porto

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pontos fortes e fracos do Fórum Nacional de Seguros 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião