Soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial estão a revolucionar os seguros!

  • José Oliveira
  • 28 Novembro 2021

José Oliveira, CEO da BI4ALL, destaca a cada vez maior informação disponível para utilizar em clientes cada vez mais exigentes.

Nos últimos anos, as tecnologias disruptivas têm assumido um papel fundamental na inovação da maioria dos setores. Agilidade, rapidez, inovação, rentabilidade e competitividade são as palavras que melhor definem um negócio que aposta nas soluções tecnológicas mais inovadoras.

No setor dos seguros, a adoção de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA) tem permitido às empresas do setor proporcionarem uma experiência de excelência ao cliente, desenvolverem produtos e serviços adaptados às suas necessidades, uma maior agilidade e eficácia ao negócio, bem como uma melhoria da eficiência operacional e automação dos processos, a preservação da integridade e segurança dos dados e operações, além da elevação da qualidade do serviço.

Concorrência, alterações regulatórias, necessidade de maior controlo de situações fraudulentas, aumento da presença no digital, e grande crescimento dos dados, são alguns dos desafios que se apresentam ao setor. Fruto da sua atividade, o setor segurador reúne um grande volume de dados sensíveis e essenciais para as organizações.

As seguradoras necessitam de informações precisas, fiáveis e em tempo real, para terem um maior controlo das operações, reduzir custos e desenvolver estratégias eficazes, podendo assim ganhar maiores vantagens competitivas face a outros agentes de mercado.

Além da redução de tempo e custos, as soluções de Data Analytics e IA trazem informações precisas e altamente confiáveis, mitigando consideravelmente possíveis riscos e ameaças. A informação disponível, a partir de uma análise em real-time, permite um maior conhecimento do cliente e uma tomada de decisões estratégicas com base em insights precisos, atuais e estruturados, para além de possibilitar uma oferta direcionada de produtos e serviços e preços de apólice mais adequados.

Num mundo constantemente conectado e onde o sucesso também depende da capacidade de dar respostas imediatas a um cliente cada vez mais exigente, também o setor segurador está cada vez mais atento aos canais digitais, de forma a dar uma resposta mais personalizada e rápida ao cliente.

Existem alterações relevantes que estão a ser despoletadas por diversos fatores, entre os quais se destacam o avanço considerável ao nível da tecnologia, o aparecimento de novas formas de seguros e produtos, bem como o foco crescente na cibersegurança.

O setor está a evoluir de forma estratégica e inovadora, procurando retirar o maior partido dos dados existentes para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

De futuro, espera-se serviços e produtos mais direcionados às reais necessidades dos clientes, com os preços dos prémios ajustados à utilização. Os consumidores esperam assim coberturas mais económicas e melhores, além de serviços altamente personalizados. Enquanto isso as seguradoras assumem riscos mais precisos, margens estáveis e clientes mais satisfeitos.

Estes fatores reiteram a necessidade de novas abordagens quanto à análise de informação no setor. A prevenção e a transparência na relação com os clientes são, hoje, fatores de diferenciação e isso, só é possível, com a adoção de soluções eficientes que oferecem vantagens competitivas às organizações.

  • José Oliveira
  • CEO da BI4ALL

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