Uma Política Ambiental Únicapremium

Uma política ambiental única seria um exemplo para outros blocos económicos, e uma oportunidade para desenvolver uma instituição que permita atender aos desafios específicos das alterações climáticas.

Em Maio de 2023, o Parlamento Europeu assistiu a uma interacção interessanteparte da conferência Beyond Growth. Primeiro, o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, introduziu o programa deixando os desejos de um “crescimento sustentável dentro dos limites planetários”. O orador que se seguiu, Dan O’Neill, Professor na Universidade de Leeds e presidente da Sociedade Europeia de Economia Ecológica, começou a sua apresentação com o “elefante na sala” e anunciou que “não há crescimento infinito num planeta finito”. Seguiu-se uma ovação em pé, uma coisa estranha numa conferência científica ou de políticas públicas, mais próxima dum comício de activistas. A quem devemos dar as rédeas da política ambiental na Europa? As mudanças climáticas são reais, e é necessário

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Professor de Economia Internacional na ESCP Business School

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.