Painéis solares nos Alpes e rodeados de neve? Sim, e produzem tanto como no Alentejopremium

São quase 5.000 painéis solares, na parede de uma barragem, a 2500 metros de altitude, que vão produzir energia a partir do sol alpino. O ECO/Capital Verde foi à Suíça conhecer o projeto Alpin Solar.

O que tem em comum um pequeno planalto no topo dos Alpes suíços, a 2500 metros de altitude, onde por esta altura já começa a cair a primeira neve, com as grandes planícies do Alentejo e do sul de Espanha?Nada, ou quase nada, à exceção da exposição solar em grande quantidade e qualidade, ideal para instalar painéis fotovoltaicos e gerar energia elétrica a partir do sol. Foi precisamente essa a razão que levou a empresa estatal suíça Axpo a gastar quase oito milhões de euros para instalar o seu mais recente projeto-piloto de produção de energia renovável num local tão pouco óbvio e de tão difícil acesso.Para ali chegar só há três formas possíveis: a pé, durante várias horas, subindo pelos trilhos dos montanhistas; num minúsculo teleférico (impróprio para quem tem vertigens ou medo das

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.