Bancos preparam-se para mudança do hub financeiro
Os bancos de investimento globais que têm negócios em Londres estão a preparar planos de contingência para quando o Reino Unido acionar o Brexit e deixar de ser o principal centro financeiro.
Executivos de bancos de investimento globais em Londres estão a preparar planos de contingência, uma vez que esperam que a França e a Alemanha fiquem agora com o papel de principal centro financeiro quando o Brexit for acionado, segundo fontes de quatro instituições financeiras de relevo, noticia a Bloomberg.
As fontes citadas pela agência assumem que a City de Londres vai eventualmente perder a função de câmara de compensação de swaps denominados em euros assim que o Reino Unido sair da União Europeia.
Embora o processo possa demorar anos, os funcionários da câmara de compensação vão ser dos primeiros a ser retirados de Londres assim que o Brexit for acionado, acrescentou uma fonte.
Esta é uma batalha que começou ainda antes do referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE. O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, prometeu no início deste mês proteger o estatuto de Londres enquanto epicentro da negociação europeia de swaps de taxas de juro, que corresponde a cerca de 39% do mercado global.
As negociações do Brexit deverão arrancar em janeiro, garantiu há menos de uma semana Nigel Farage, antigo presidente do Partido de Independência do Reino Unido, em entrevista à Bloomberg.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bancos preparam-se para mudança do hub financeiro
{{ noCommentsLabel }}