Crescimento do Reino Unido supera expectativas

  • Rita Atalaia
  • 30 Setembro 2016

A economia do Reino Unido continua a mostrar sinais de resiliência, crescendo mais do que o esperado no segundo trimestre. No entanto, o défice comercial tocou um máximo de dois anos e meio.

A economia do Reino Unido cresceu 0,7% no segundo trimestre, ficando ligeiramente acima do que era previsto. O consumo aumentou e o investimento das empresas cresceu, compensando a subida do défice comercial para um máximo de dois anos e meio.

A leitura preliminar do gabinete nacional de estatísticas do Reino Unido era de 0,6%, mostrando que a economia tem-se mantido resiliente após o país ter decidido sair da União Europeia. No entanto, o aumento do défice comercial teve impacto: a subida do défice externo no segundo trimestre.

O défice externo foi de 28,7 mil milhões de libras (33,3 mil milhões de euros), o que corresponde a 5,9% do Produto Interno Bruto. No primeiro trimestre, ficou nos 5,7% e tocou um máximo recorde de 7% no final do ano passado.

O Brexit acabou por colocar o défice externo em foco, com alguns analistas a alertarem que os investidores estrangeiros podem estar menos dispostos a financiar o défice através da compra de ativos do Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento do Reino Unido supera expectativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião