5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
O Eurostat divulga números da inflação e desemprego numa Zona Euro que continua a assustar investidores por causa da banca. Acordo da OPEP também deverá continuar a marcar a agenda.
Atentos ao ouro negro…
Após a decisão histórica da OPEP em cortar a produção de petróleo pela primeira vez em oito anos, o preço do Brent e crude dispararam em flecha nos mercados de commodities. Ainda há suporte para mais valorizações? E como vão continuar a reagir as ações das principais petrolíferas? Em Lisboa, a Galp subiu mais de 4% na sessão desta quinta-feira.
… e à banca europeia?
Com os investidores assustados com as necessidades de capital do Deutsche Bank, Berlim já afastou a ideia de um resgate. Mas há mais bancos europeus em situação aflitiva e que estão a aumentar a aversão ao risco nos mercados acionistas europeus.
Inflação no Euro
O Eurostat apresenta esta manhã a estimativa rápida da inflação na zona euro. Os analistas sondados pela Bloomberg antecipam um subida de 0,4% dos preços no mês de setembro, uma taxa de inflação ainda longe daquela que o Banco central Europeu tem como meta para assegurar a estabilidade dos preços na região: perto mas abaixo de 2%.
Desemprego continua a cair?
Além da inflação, a autoridade estatística da região da moeda única divulga os números do desemprego na região da moeda única. Em julho, a taxa de desemprego situou-se nos 10,1%. Agora, o consenso dos economistas ouvidos pela Bloomberg aponta para uma queda para 10% em agosto.
S&P revê Espanha
Com um rating ‘BBB+’, Espanha assiste hoje a nova avaliação por parte da Standard & Poor’s. A estabilidade do ‘outlook’ para a dívida espanhola permite antecipar que não deverá haver mudanças na notação das obrigações espanholas, que deverão assim continuar a ser encaradas pela agência norte-americana no patamar grau de investimento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}