Carro autónomo testado pela primeira vez em estradas britânicas

Um carro sem condutor circulou pela primeira vez em estradas britânicas. A cidade escolhida foi Milton Keynes, onde o pequeno automóvel 'conduziu-se' sozinho a... oito quilómetros por hora.

O carro autónomo, também chamado de carro sem condutor, foi pela primeira vez testado em estradas britânicas. O veículo elétrico de dois lugares ‘conduziu-se’ sem intervenção humana numa zona com peões em Milton Keynes, no sul do Reino Unido, avançou a agência Reuters.

A uma velocidade de apenas oito quilómetros por hora, a pequeno carro circulou pela estrada, virando quando era necessário e parando sempre que se atravessava alguém no caminho. Segundo a Reuters, o teste vem ao encontro dos esforços para tornar os carros autónomos numa realidade até 2020.

O protótipo foi adaptado de um compacto da Renault pela Oxbotica, uma empresa integrada na Universidade de Oxford. O objetivo passou por ver como é que o automóvel se comportaria numa estrada com peões, bem como mostrar a tecnologia ao público. À Reuters, Neil Fulton, que coordenou o projeto, explicou que “se as pessoas virem que estes veículos são capazes de se conduzir a eles próprios, poderão ganhar confiança neles”.

As empresas de tecnologia e os fabricantes de automóveis no Reino Unido têm sido incentivados pelo Governo a desenvolver projetos deste género, prevendo-se que o mercado dos carros autónomos valha cerca de 996 mil milhões de euros (900 mil milhões de libras, aos preços atuais). Contudo, o grande dilema continua a ser quem responsabilizar em caso de acidente. No caso de Milton Keynes, os organizadores da experiência mapearam previamente a cidade e criaram um plano de segurança em coordenação com a autarquia.

Escreve a Reuters que o Reino Unido ambiciona ser “mais flexível” no que toca à experimentação destas tecnologias, numa altura em que a Alemanha exigirá aos veículos que tenham uma espécie de caixa negra para registar todos os detalhes das deslocações. Quanto aos Estados Unidos da América, as regras variam nos diferentes Estados, o que também não facilita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carro autónomo testado pela primeira vez em estradas britânicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião