Novo Banco: Propostas finais de compra devem ser apresentadas até 4 de novembro

  • Lusa
  • 20 Outubro 2016

Os candidatos à compra do Novo Banco têm até 4 de novembro para apresentar propostas finais e melhoradas, disseram à agência Lusa fontes do setor financeiro.

A edição ‘online’ do Expresso avançou esta quinta-feira que os interessados na compra do Novo Banco — BPI, BCP, os fundos Apollo Management e Centerbridge, Lone Star e China Minsheng Financial Holding –, foram notificados para apresentar uma proposta final até ao próximo dia 4 de novembro.

De acordo com a informação recolhida pela Lusa junto de fontes do setor financeiro, o prazo é válido tanto para os investidores estratégicos, como para aqueles que estão interessados na operação em mercado.

À venda direta apresentaram-se BPI, BCP, Apollo Mangement e Centerbridge e Lone Star, enquanto na opção de aumento de capital está interessado o China Minsheng Financial Holding, do grupo chinês Minsheng.

A 3 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo (BES), depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

No chamado banco mau (‘bad bank’), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas.

No ‘banco bom’, o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

Em dezembro do ano passado foram prolongadas as garantias estatais ao Novo Banco e a data limite para a sua venda foi estendida até agosto de 2017.

Sabia que…

Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE
Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco: Propostas finais de compra devem ser apresentadas até 4 de novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião