Esta plataforma de investimento é só para mulheres

Os investidores tradicionais não têm fomentado a diversidade no seu portfólio. Para lutar contra essa tendência, duas empreendedoras criaram uma plataforma de investimento exclusivamente no feminino.

Há um novo fundo de investimento que tem como foco as empreendedoras. Chama-se Allbright e é uma plataforma de crowdfunding feminista criada por duas britânicas, Anna Jones, presidente do Hearst Magazines UK, e Debbie Wosskow, fundadora do Love Home Swap.

Os investidores tradicionais estão a deixar passar uma oportunidade. Esta é a opinião das duas fundadoras do fundo de investimento que aposta unicamente no sucesso empresarial de mulheres. “Temos capacidade para construir uma plataforma eficaz que acelerará o crescimento das empresas lideradas por mulheres no Reino Unido”, escrevem no site oficial.

O argumento é que as investigações realizadas até agora provam que uma liderança feminina traz maior retorno aos investidores. Isto contradiz a tese de que a maior parte do investimento encaminhado para empresas lideradas por homens. O objetivo da Allbright é lutar contra esse “desequilíbrio”, classificam.

À Forbes, Anna Jones admitiu que “as mulheres tradicionalmente só conseguem investimento através de amigos, familiares ou bancos”. Ou seja, nada de investidores. Vários estudos publicados revelam que apenas um décimo do capital investido vai para empresas lideradas por mulheres.

Para lutar contra esse estigma, a plataforma não se esgota na relação entre investidores e empreendedoras. Há uma equipa especializada em investimento, uma rede de networking que se constrói e uma estrutura de apoio em termos de educação e formação das empresárias, independentemente do estado de evolução da empresa. A solução é ir mais longe no suporte envolvendo apoio com infraestrutura e academia.

Atualmente, a Allbright tem 650 ‘angels’, mais de cinco milhões de libras pendentes e 98 empresas presentes na plataforma. Toda a gente pode investir nos negócios com, no mínimo, 500 libras. A organização divide-se entre a AllBright Crowd, a AllBright Angel Network e AllBright Academy.

Os investimentos realizados através desta plataforma enquadram-se no Enterprise Investment Scheme (EIS), uma medida do Governo britânico para apoiar o financiamento de alto risco oferecendo benefícios fiscais. Isto significa que 30% do dinheiro investido é devolvido aos investidores através de um alívio fiscal.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esta plataforma de investimento é só para mulheres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião