5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Do balanço da emissão de OTRV, em Portugal, até ao do crescimento económico global, pela OCDE, os investidores vão ter muita coisa a que estar atentos. Também Draghi fala perante o Parlamento Europeu.

Depois de a procura ter superado fortemente a oferta, sabe-se hoje quanto caberá a cada português que aderiu à terceira emissão de obrigações para o retalho, lançada pelo Governo. Olhando para a Europa, os investidores vão analisar as declarações de Mario Draghi perante os deputados do Parlamento Europeu. Nomeadamente, se dá ou não pistas sobre a saúde da economia da Zona Euro e do Reino Unido. A escassos dias da reunião da OPEP para decidir um corte de produção de petróleo, realiza-se um encontro do cartel com produtores fora da OPEP que poderá condicionar a evolução das cotações do “ouro negro”.

Terceira emissão de OTRV em balanço

Hoje é dia de balanço da terceira emissão de obrigações para o retalho (OTRV). Este produto tem despertado um interesse muito grande por parte dos portugueses. Nesta última emissão que arrancou a 14 e terminou a 25 de novembro, foram colocados inicialmente 500 milhões de euros que esgotaram em oito horas, levando as Finanças a aumentar para 1.500 milhões o valor global da emissão. No início da semana passada, o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças salientava a forte procura pelas OTRV que já superava o montante disponibilizado. Esta segunda-feira será possível perceber a parcela que caberá a cada português que aderiu a esta emissão.

Radiografia dos empréstimos e depósitos pelo BCE

O Banco Central Europeu divulga esta segunda-feira estatísticas que mostram a evolução dos montantes dos empréstimos e dos depósitos na Zona Euro relativos ao mês de outubro. Estes dados poderão ajudar, por um lado, a fazer uma radiografia da disponibilidade dos bancos para financiarem as empresas e os particulares, em Portugal. Por outro será possível perceber se os portugueses continuam, ou não, a desinvestir em depósitos.

Draghi volta a prestar contas

O presidente do Banco Central Europeu vai novamente prestar contas aos deputados no Parlamento Europeu. Mario Draghi vai responder a perguntas sobre a sua perspetiva para a economia da Zona Euro, depois de terem sido divulgados dados positivos sobre os setores dos serviços e indústria para a região. Para além disso, Draghi deverá também falar sobre as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia para a estabilidade financeira.

A última oportunidade da OPEP

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) tem esta segunda-feira a sua última oportunidade para conseguir definir as bases de um acordo para limitar a produção de petróleo. O cartel reúne-se a 30 de novembro, mas antes disso vai tentar convencer os produtores fora da OPEP, como a Rússia, a cooperarem neste corte. Uma redução que muitos investidores não acreditam que aconteça. Este ceticismo tem afastado cada vez mais os preços do petróleo da fasquia dos 50 dólares.

Como vai a economia global? A OCDE responde

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico vai apresentar a sua perspetiva para a economia global. A taxa de crescimento económico nos países desenvolvidos duplicou nos três meses até setembro, sinalizando um crescimento modesto da economia global. Será que esta tendência vai manter-se?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião