Sabadell sai do BCP com menos-valia de 8,3 milhões de euros

O banco espanhol anunciou esta manhã a conclusão da venda da participação de 4,1% no capital do BCP, em comunicado.

Esta terça-feira, o banco Sabadell confirmou a conclusão da venda da sua participação no capital do BCP, anunciada na segunda-feira à tarde. Uma saída que foi justificada pelo banco espanhol com a entrada da Fosun e que resultou numa menos-valia.

Em comunicado enviado à CMVM esta manhã, o banco espanhol anuncia que concluiu a alienação de 4,08% do capital que detinha no banco liderado por Nuno Amado, a um valor unitário de 1,15 euros, obtendo assim uma menos-valia com a operação de 8,3 milhões de euros. Uma menos-valia considerada pelo Sabadell como tendo um impacto pouco relevante.

“O preço da venda resultante da Oferta foi de 1,15 euros por cada Ação, representando um total de 44.364.575,80 euros pelo total da participação vendida, sem que tenha um impacto relevante (menos valias de aproximadamente 8,3 milhões de euros brutos) na conta de resultados e balanço do Banco Sabadell”, diz o comunicado do banco espanhol.

O preço a que o Sabadell vendeu a participação que detinha no BCP, de forma direta e indireta, representa um “desconto” de 10,87% face à cotação de 1,2902 a que as ações do banco português terminaram a última sessão.

O Sabadell atribuiu a sua saída do banco português à entrada da Fosun no capital do BCP. “Com a entrada da Fosun, só nos restava aumentar a nossa participação ou retirar-nos da corrida ao controlo do BCP”, disse fonte oficial do banco espanhol à Lusa nesta segunda-feira. “Como os chineses querem aumentar a sua participação, o razoável é nós reduzirmos a nossa”, acrescentou o mesmo responsável.

O banco espanhol informa ainda que a liquidação da oferta terá lugar no dia 15 de dezembro de 2016, com entrega das ações e pagamento do seu preço ao Banco Sabadell.

As ações do BCP seguem na sessão de hoje em forte baixa. O título recua 9,94%, para os 1,1619 euros, depois de já ter desvalorizado mais de 12%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabadell sai do BCP com menos-valia de 8,3 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião