BCP cai 11% e arrasta PSI-20 para o vermelho

Bolsa nacional cai pela segunda sessão, em sintonia com as pares europeias. Banco liderado por Nuno Amado é o título mais penalizado. Cai 11%.

A bolsa nacional abriu em terreno negativo, em sintonia com as pares europeias, numa altura em que o mercado aguarda expectante a reunião da Fed — anunciada esta quarta-feira — que deverá marcar uma subida de juros na maior economia do mundo. O índice luso sofre a pressão negativa das ações do BCP que desvalorizam quase 11%.

Ações do BCP em queda

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)
Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

O índice PSI-20 segue a desvalorizar 0,55%, para os 4.611,18 pontos, alargando a queda de 0,14% registada no arranque da sessão, penalizado pelo tombo de quase 11% dos títulos do banco liderado por Nuno Amado, que deslizam até aos 1,15 euros. A queda das ações do BCP acontece depois de esta segunda-feira o banco ter anunciado que o seu acionista, o Banco Sabadell, alienou 4,08% do capital do banco a 1,15 euros num processo de accelerated bookbuilding junto de investidores institucionais.

Esta manhã, o Sabadell revelou ter já concluído a operação de venda, que implicou uma menos-valia de 8,3 milhões de euros brutos, especificou o banco em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O desempenho negativo da praça lisboeta está as ser conduzido também pelo recuo de 0,57%, para os 13,97 euros das ações da Galp. Os títulos da petrolífera seguem o rumo descendente das cotações do petróleo.

As perdas do índice luso são travadas pelo universo EDP. As ações da EDP somam 0,78%, para os 2,85 euros, enquanto as da EDP Renováveis aceleram 0,27%, para os 5,87 euros.

(Notícia atualizada às 8:40 horas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP cai 11% e arrasta PSI-20 para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião