Ucrânia nacionaliza maior banco do país

PrivatBank, que tem operação em Portugal, foi intervencionado pelo Estado ucraniano para garantir a estabilidade do sistema financeiro do país.

O PrivatBank, o maior banco ucraniano e que tem operação em português da internet, foi nacionalizado este domingo, com o Governo de Kiev a garantir que a intervenção, proposta pelo banco central, deixa os depositantes totalmente protegidos em relação às suas aplicações financeiras, permitindo “preservar a estabilidade do sistema financeiro do país”.

O banco passa assim para a esfera pública com o acordo dos oligarcas Igor Kolomoisky e Gennady Bogolubov, acionistas maioritários do PrivatBank e que detêm ainda interesses no setor petrolífero, químico e dos media.

O resgate ao maior banco do país surge numa altura em que cresciam os receios dentro do governo e no próprio setor bancário acerca da capacidade de o PrivatBank de manter os seus compromissos quanto à limpeza do seu balanço e quanto aos rácios de capital exigidos pelas autoridades. A resolução dos problemas do setor financeiros faz parte da assistência financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Ucrânia no valor de 17,5 mil milhões de dólares.

“Estas ações têm lugar em estreita coordenação com as instituições financeiras internacionais e com o seu apoio”, referiu o governo num comunicado divulgado este domingo. A intervenção vai “proteger o PrivatBank e todo o setor bancário”, acrescentou ainda.

"Estas ações têm lugar em estreita coordenação com as instituições financeiras internacionais e com o seu apoio.”

Governo ucraniano

O PrivatBank detém mais de um terço dos depósitos privados, de cerca de seis mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros). Alguns meios de comunicação locais adiantaram que vários responsáveis aconselharam o governo a avançar com uma injeção de capital no banco através de uma emissão de obrigações que seriam compradas pelo banco central.

Ainda assim, Petro Poroshenko e Valeria Gontareva, presidente ucraniano e governadora do banco central, vão revelar esta segunda-feira mais detalhes sobre o resgate ao PrivatBank, numa tentativa de controlar os receios da população acerca do setor financeiro.

No plano económico, o país tenta recuperar da grave recessão económica que levou à queda de 17% do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos dois anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ucrânia nacionaliza maior banco do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião