Novo Banco: Governo reúne-se com Lone Star
Ministério das Finanças já se terá sentado com o fundo norte-americano Lone Star para definir as condições aceitáveis para uma venda do banco português.
O Governo terá assumido um papel “ativo” no processo de venda do Novo Banco, tendo-se já sentado à mesa pelo menos com o Lone Star, com o objetivo de “melhorar” as propostas que estão neste momento em cima da mesa. A informação é avançada pelo jornal Público (acesso gratuito) que refere que o Ministério das Finanças estará a tentar que os candidatos na corrida ao Novo Banco prescindam das ajudas estatais, o que não estará ainda acontecido.
A justificação para a entrada do Estado no processo negocial prende-se com o facto de ter sido o ministro das Finanças quem marcou as cartas na mesa de negociações, ao assinar os termos da Carta de Compromissos que responsabiliza o Estado português com a venda face a Bruxelas, apesar de caber ao Banco de Portugal a responsabilidade formal pelas negociações.
As principais propostas que chegaram ao banco central não preenchem um dos requisitos que o Governo entende como fundamentais para poder aceitar a venda, já que quer o Lone Star, quer o fundo Apollo, exigem garantias do Estado português para fazer face a eventuais perdas resultantes dos ativos que não estão rigorosamente avaliados.
De acordo com uma fonte ouvida pelo Público, basta que um candidato encontre uma solução que dispense a ajuda Estatal para que o processo volte ao Banco de Portugal e seja fechado o negócio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo Banco: Governo reúne-se com Lone Star
{{ noCommentsLabel }}