Europa: Venda de carros atinge máximo de nove anos

Há mais carros a ser vendidos, mas a culpa não é da Volkswagen. É da economia a recuperar e da Renault, esclarecem os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

Há boas notícias para os fabricantes de automóveis: na Europa, 2016 foi um ano de recuperação para as vendas de carros. De tal forma que as vendas aumentaram 6,5% para um máximo de nove anos. Com a economia europeia a recuperar, também a procura de automóveis aumentou nos últimos anos, avança a Bloomberg, referindo o caso da Renault, que conseguiu tirar partido do escândalo que afetou a reputação da Volkswagen.

Os dados foram anunciados esta terça-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis: as vendas aumentaram para os 15,1 milhões face aos 14,2 milhões de 2015. A melhor performance foi da francesa Renault, empresa onde a procura acelerou 14% em dezembro, mais de quatro vezes o que o mercado acrescentou nesse mês. No total do ano, as vendas da empresa francesa aumentaram 12% face a 2015.

2016 marca o terceiro ano em que a indústria automóvel continua a crescer, após anos de constrangimentos, nomeadamente em 2013, altura em que foram registados mínimos históricos. Em causa estava uma economia a abrandar, em recessão, mas também a crise das dívidas soberanas que, na generalidade, retirou rendimentos aos cidadãos.

"O ambiente macro continua a ser principalmente de suporta, com uma recuperação geral [da economia] ligada a inflação baixa, taxa de juro baixa, criação de emprego e ganhos nos salários.”

Ian Fletcher

Analista IHS Market

Apesar de estarem num momento mais positivo, os fabricantes de automóveis têm de mostrar cautela face a eventos como o do Brexit, cujos efeitos vão piorar a procura do Reino Unido por veículos.

“O ambiente macro continua a ser principalmente de suporta, com uma recuperação geral [da economia] ligada a inflação baixa, taxa de juro baixa, criação de emprego e ganhos nos salários”, analise Ian Fletcher, analistas da IHS Markit, à Bloomberg.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa: Venda de carros atinge máximo de nove anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião