Portugal e Suíça unem esforços para investigar caso BES
Os dois países vão trocar informações nos diversos processos. Autos têm mais de 15 milhões de documentos. Segredo de justiça prologa-se até setembro de 2018.
O caso BES está a juntar as autoridades judiciárias de Portugal e Suíça. A notícia avançada pelo Diário de Notícias dá conta de que ambos os países criaram uma “equipa de investigação conjunta” (EIC) para investigar eventuais crimes que levaram à falência do Banco Espírito Santo.
Este terá sido de resto o motivo que levou o Ministério Público a prolongar o segredo de justiça até setembro de 2018, altura em que termina a vigência da EIC entre os dois países. O segredo de justiça deveria cessar a 12 de fevereiro deste ano.
António Taveira, procurador do Departamento Central de Investigação e Ação Penal refere que “Portugal está internacionalmente vinculado a respeitar o segredo de justiça, que vigora nas investigações de jurisdição parceira”, a propósito da EIC e da Suíça que está a investigar alegados crimes no Banco Privée Espírito Santo, cuja sede era naquele país.
Os dois países comprometeram-se no âmbito da EIC a trocar informações sobre os diversos processos, tendo as autoridades suíças já disponibilizado três milhões de documentos. No total os autos contém mais de 15 milhões de documentos para análise.
O processo foi formalmente aberto a 12 de agosto de 2014 e investigam-se crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais, abuso de confiança, falsificação de documentos, falsidade informática e corrupção.
Ricardo Salgado, ex-presidente do BES e que está envolvido neste processo viu também o seu nome envolto no caso “Operação Marquês” tendo mesmo sido constituído arguido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal e Suíça unem esforços para investigar caso BES
{{ noCommentsLabel }}