5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Portugal volta ao mercado de dívida, a Altice apresenta os resultados financeiros de 2016 e o Reino Unido conhece a proposta do Governo para o Orçamento do Estado.

Portugal regressa hoje ao mercado para vender dívida de longo prazo, numa altura em que os juros têm estado estáveis, isto quando a dona da PT Portugal presta contas. No resto da Europa, o Reino Unido conhece novas previsões para a economia e vários países divulgam indicadores económicos.

Portugal volta ao mercado

Portugal volta ao mercado para realizar dois leilões de obrigações do Tesouro, com maturidade a três e a nove anos. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública — IGCP pretende colocar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros. Na última operação de longo prazo que o Tesouro português realizou, a taxa exigida pelos investidores foi praticamente o dobro daquela que tinha sido conseguida oito meses antes.

Qual o impacto do Brexit na economia britânica?

O ministro da Economia do Reino Unido, Philip Hammond, apresenta a proposta de Orçamento do Estado ao Parlamento britânico. Os mercados esperam poucas novidades, mas será um momento para perceber o impacto que o Brexit já está, ou não, a ter sobre a economia britânica. Além do Orçamento, o ministro deverá apresentar novas previsões para o crescimento económico e para o défice. Para já, não grandes sinais de um impacto negativo do Brexit: no último trimestre do ano passado, a economia britânica cresceu a um ritmo mais acelerado do que o previsto.

Altice apresenta resultados

A Altice, dona da antiga PT Portugal, apresenta os resultados de 2016. A Altice aproveitou o ano passado para “limpar a casa”, vendendo as operações que detinha na Bélgica e no Luxemburgo. As operações ainda aguardam luz verde da concorrência mas, quando avançarem, deverão dar um contributo positivo para os resultados financeiros da operadora.

Como estão as reservas de petróleo nos EUA?

O departamento de energia norte-americano divulga o relatório semanal sobre as reservas de crude, dado que poderá influenciar as cotações da matéria-prima. Os dados vão ser divulgados numa altura em que a Agência Internacional de Energia antevê que os EUA vão aproximar-se do primeiro lugar da lista mundial de oferta de petróleo.

Economia mundial presta contas

São vários os indicadores que serão apresentados esta quarta-feira. Na Ásia, o Japão divulga a evolução revista do PIB no quarto trimestre do ano passado, enquanto a China apresenta novos dados do comércio internacional. Por cá, Alemanha e Espanha revelam os dados da produção industrial referentes a janeiro, enquanto as autoridades francesas divulgam os dados mais recentes do comércio externo e da balança de pagamentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião