Bolsa fecha semana com pior sessão na Europa

O PSI-20 foi uma das vítimas do nervosismo dos investidores. Entre as bolsas europeias, o PSI-20 foi o que registou a maior queda.

O PSI-20 fechou esta semana em terreno negativo, castigado pelas descidas do BCP, EDP e Corticeira Amorim. A praça lisboeta registou a pior queda entre as principais bolsas europeias. O índice Stoxx 600 está praticamente inalterado e as restantes bolsas das capitais europeias subiram ou desceram ligeiramente.

Num dia marcado pela instabilidade geopolítica, as bolsas europeias fugiram ao vermelho, mas também não conseguiram ganhos consideráveis. O atropelamento em Estocolmo e os ataques dos Estados Unidos na Síria contra as bases militares do regime dominaram a agenda mediática. O nervosismo dos investidores está a penalizar as cotadas de todo o mundo.

Em Lisboa, o BCP sofreu uma queda de 2,17% para os 18,05 cêntimos por ação, contribuindo para um fechar de semana negativo. Outras cotadas como a EDP, a Corticeira Amorim e a Ibersol também desceram. Assim, o PSI-20 acabou por desvalorizar 0,37% para os 4.980,52 pontos. No acumulado da semana, o índice perdeu 0,55%.

No entanto, houve cotadas a compensar: os CTT valorizaram 0,6% para os 5,06 euros por título, depois da notícia de que o Haitong voltou a considerar as ações dos correios de “balas de prata, depois de um mau desempenho no início de 2017. Além disso, a Mota-Engil — que regressou ao radar dos fundos de investimento — subiu 4,45% para os 2,18 euros por título.

O Brent está a subir ligeiramente esta sexta-feira de tarde, assim como o WTI. Os investidores internacionais estão a refugiar-se no petróleo e no ouro, com o metal precioso a valorizar mais de 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa fecha semana com pior sessão na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião